A Praça Coronel Guilherme Viana de Melo, na entrada do bairro Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte, está sendo revitalizada pela prefeitura. O espaço, conhecido pela insegurança, vai receber um ponto fixo da Guarda Municipal. A previsão é que as obras sejam concluídas em junho de 2026.
Entre as novidades previstas no Projeto Parque de Integração da Lagoinha estão a instalação de uma academia ao ar livre, playground, áreas sombreadas com pergolados, além do plantio de árvores.
Segundo o arquiteto da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Artur Morais, a ideia é transformar a praça em um espaço de lazer para moradores da Lagoinha e bairros vizinhos, já que atualmente o local não oferece estrutura adequada.
Leia também:
“A ideia é prover equipamentos que atraiam a população, arborizar o centro da praça, hoje seco, e criar condições para eventos culturais e religiosos, além de pontos de apoio para a Guarda Municipal e a Gerência Regional de Manutenção”, explicou.
O projeto também prevê a possibilidade de instalação de pontos comerciais concedidos pela administração pública.
A revitalização atende a uma antiga demanda da comunidade da Lagoinha, marcada pela atuação de associações de moradores e comerciantes e por forte presença cultural.
A recuperação vai se estender ainda a outros espaços da região, como a Praça do Peixe e a escadaria que dá acesso ao metrô.