Quatro pessoas, com idades entre 22 e 37 anos, foram detidas nesta terça-feira (17) durante operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares (Ficco/GV). O grupo é suspeito de envolvimento com tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, participação em organização criminosa e outros crimes relacionados.
As detenções aconteceram no bairro Palmeiras, na região do Vale do Rio Doce, como parte de uma ação que cumpriu três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Uma quarta prisão foi realizada em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Apreensões revelaram arsenal
Durante as buscas nos locais indicados, os agentes encontraram material que comprova a ligação dos suspeitos com atividades criminosas. Entre os itens apreendidos estão uma arma de fogo com numeração adulterada, pertencente a um dos principais executores da facção criminosa, além de uma pistola calibre 9 mm equipada com lanterna tática.
Os policiais também recolheram 30 munições, dois carregadores, quantia em dinheiro, notas promissórias e um passaporte. Todo o material foi encaminhado para análise pericial.
Leia mais
Polícia apreende mais de 2 toneladas de maconha com rosto de Pablo Escobar em carreta bitrem em MG Assassino de empresário em Funilândia se entrega e é preso pela polícia Polícia prende vaqueiro que ateou fogo na mulher em Minas; vítima pulou na piscina para se salvar
Contexto da operação
A ação desta terça-feira representa um desdobramento de operação anterior, realizada em abril deste ano, quando integrantes de uma facção criminosa espalharam terror no bairro Palmeiras. Na ocasião, os criminosos utilizaram bonecos fantoches distribuídos pelas ruas e praças da região como método de intimidação da população local.
Segundo o delegado Rodrigo Luiz Nalon Moreira, da PCMG e integrante da Ficco/GV, a operação demonstra a eficácia do trabalho conjunto entre as diferentes forças de segurança. “Essa operação reforça a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança no enfrentamento das organizações criminosas e na garantia da ordem pública em Governador Valadares”, destacou .
Força integrada
A Ficco/MG é coordenada pela Polícia Federal e reúne agentes das polícias Civil, Militar e Penal, que trabalham de forma integrada e descentralizada em todo o território mineiro. A força foi criada especificamente para combater organizações criminosas e crimes de maior complexidade que exigem ação coordenada entre diferentes órgãos de segurança pública.