Atenção, motoristas: a partir desta sexta-feira (18), entram em operação os novos radares instalados ao longo da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. A reportagem da Itatiaia foi às ruas para ouvir a opinião de quem circula pela rodovia sobre os novos equipamentos.
“O radar é bom, mas a sinalização também faz parte. Ajuda o motorista a segurar o pé, porque tem muita gente que desrespeita. Já vi de tudo vindo de lá pra cá… o cara passa pela direita e vai embora. Então, radar tem que ter, mas com sinalização, de preferência luminosa, para o motorista saber que tem um radar ali”, disse Sebastião de Oliveira Ribeiro, pedreiro.
Juliano Fernandes, professor, reconhece a importância dos radares, mas faz um alerta. “Radar é importante, sim. Mas quando tem muitos em distâncias curtas, parece que a preocupação não é só com segurança, mas com arrecadação. Tem que ter cuidado com isso. Eu mesmo fiquei sabendo agora desses novos radares, e olha que estou pegando essa estrada quase toda semana há dois meses. Nem me atinei para essa novidade”, opinou.
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Ele defende que os equipamentos devem ser instalados apenas em locais com justificativa técnica. “Se for um local com risco à segurança, como perto de escolas ou travessias, tudo bem. Isso justifica a redução de velocidade. Já vi gente passar aqui a 150, 160 km/h. Se a preocupação for realmente com a segurança, sou totalmente a favor”, acrescentou.
Veja onde estarão os oito novos radares
Município | Trecho (km) | Sentido | Velocidade (km/h) |
Nova Lima | km 545,9 | Juiz de Fora (sul) | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Nova Lima | km 551,4 | Juiz de Fora (sul) | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Itabirito | km 589,9 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Congonhas | km 603,7 | Belo Horizonte (norte) | 80 |
Congonhas | km 614,6 | Juiz de Fora (sul) | 60 |
Congonhas | km 614,6 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Barbacena | km 716,3 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Santos Dumont | km 737,1 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Novos limites de velocidade
As novas velocidades, que variam de 40 km/h a 100 km/h, foram definidas com base em estudos técnicos que consideraram o traçado da rodovia, o volume de tráfego, o histórico de acidentes e a proximidade com áreas urbanas.
Município(s) | Trecho (km) | Velocidade (km/h) |
Belo Horizonte | 543,5 – 544,5 | 80 |
Nova Lima | 544,5 – 561,2 | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Nova Lima | 561,2 – 566,9 | 80 |
Nova Lima | 566,9 – 568,4 | 60 |
Nova Lima / Itabirito | 568,4 – 575,3 | 80 |
Itabirito | 575,3 – 576,8 | 60 |
Itabirito | 576,8 – 577,7 | 80 |
Itabirito | 577,7 – 580,3 | 60 |
Itabirito | 580,3 – 583,3 | 80 |
Itabirito | 583,3 – 584 | 60 |
Itabirito | 584 – 585,1 | 80 |
Itabirito / Ouro Preto | 585,1 – 598,1 | 60 |
Ouro Preto | 598,1 – 601,5 | 80 |
Congonhas | 601,5 – 603 | 60 |
Congonhas | 603 – 605,7 | 80 |
Congonhas | 605,7 – 609,2 | 60 |
Congonhas | 609,2 – 610,3 | 80 |
Congonhas / Cons. Lafaiete | 610,3 – 621,9 | 60 |
Cons. Lafaiete | 621,9 – 622,7 | 40 |
Cons. Lafaiete | 622,7 – 633,2 | 60 |
Cons. Lafaiete | 633,2 – 633,7 | 40 |
Cons. Lafaiete | 633,7 – 634,2 | 60 |
Cons. Lafaiete | 634,6 – 637,9 | 80 |
Cons. Lafaiete | 637,9 – 643,5 | 60 |
Cons. Lafaiete / Cristiano Otoni | 643,5 – 648,7 | 80 |
Cristiano Otoni | 648,7 – 649,3 | 60 |
Cristiano Otoni | 649,3 – 649,8 | 40 |
Cristiano Otoni | 649,8 – 650,1 | 60 |
Cristiano Otoni | 650,1 – 650,7 | 80 |
Cristiano Otoni | 650,7 – 653 | 60 |
Cristiano Otoni | 653 – 656,1 | 80 |
Cristiano Otoni / Carandaí | 656,1 – 657,8 | 60 |
Carandaí | 657,8 – 659,6 | 80 |
Carandaí | 659,6 – 661,9 | 60 |
Carandaí | 661,9 – 662,6 | 80 |
Carandaí | 662,6 – 668,1 | 60 |
Carandaí | 668,1 – 668,8 | 80 |
Carandaí | 668,8 – 669,2 | 60 |
Carandaí | 669,2 – 670,1 | 80 |
Carandaí | 670,1 – 673,6 | 60 |
Carandaí | 673,6 – 674,1 | 80 |
Carandaí | 674,1 – 675,7 | 100 |
Carandaí / Ressaquinha | 675,7 – 679,4 | 80 |
Ressaquinha | 679,4 – 685,1 | 60 |
Ressaquinha | 685,1 – 685,8 | 80 |
Ressaquinha | 685,8 – 687,1 | 60 |
Ressaquinha / A. Vasconcelos | 687,1 – 692,1 | 80 |
Alfredo Vasconcelos | 692,1 – 692,4 | 60 |
Alfredo Vasconcelos | 692,4 – 693,1 | 40 |
Alfredo Vasconcelos | 693,1 – 693,5 | 60 |
Alfredo Vasconcelos | 693,5 – 693,8 | 40 |
Alfredo Vasconcelos | 693,8 – 694,7 | 80 |
Alfredo Vasconcelos / Barbacena | 694,7 – 696,6 | 60 |
Barbacena | 696,6 – 697,1 | 40 |
Barbacena | 697,1 – 703,3 | 60 |
Barbacena | 703,3 – 705,1 | 80 |
Barbacena | 703,3 – 708,4 | 60 |
Barbacena | 708,4 – 709,4 | 80 |
Barbacena | 709,4 – 710,5 | 60 |
Barbacena | 710,5 – 711,1 | 80 |
Barbacena | 711,1 – 711,9 | 60 |
Barbacena | 711,9 – 713,3 | 80 |
Barbacena | 713,3 – 714,3 | 60 |
Barbacena | 714,3 – 715,1 | 80 |
Barbacena | 715,1 – 718,6 | 60 |
Barbacena | 718,6 – 721,4 | 80 |
Barbacena | 721,4 – 721,9 | 60 |
Barbacena | 721,9 – 722,4 | 80 |
Barbacena | 722,4 – 724,4 | 60 |
Barbacena / Oliveira Fortes | 724,4 – 725,9 | 80 |
Oliveira Fortes | 725,9 – 726,4 | 60 |
Oliveira Fortes | 726,4 – 730,6 | 50 |
Oliveira Fortes | 730,6 – 731,2 | 60 |
Oliveira Fortes | 731,2 – 731,7 | 50 |
Oliveira Fortes / Santos Dumont | 731,7 – 733,4 | 60 |
Santos Dumont | 733,4 – 734,7 | 80 |
Santos Dumont | 734,7 – 740,6 | 60 |
Santos Dumont | 740,6 – 743,3 | 50 |
Santos Dumont | 743,3 – 746,3 | 40 |
Santos Dumont | 746,3 – 746,9 | 50 |
Santos Dumont | 746,9 – 748,9 | 60 |
Santos Dumont | 748,9 – 749,4 | 50 |
Santos Dumont | 749,4 – 752,7 | 60 |
Santos Dumont | 752,7 – 754,1 | 80 |
Santos Dumont / E. da Câmara | 754,1 – 755,2 | 60 |
Ewbank da Câmara | 755,2 – 756,4 | 80 |
Ewbank da Câmara | 756,4 – 757,4 | 60 |
Ewbank da Câmara | 757,4 – 759 | 40 |
Ewbank da Câmara | 759 – 760 | 60 |
Juiz de Fora | 760 – 763 | 80 |
Juiz de Fora | 763 – 764,2 | 60 |
Juiz de Fora | 764,2 – 764,8 | 80 |
Juiz de Fora | 764,8 – 766,2 | 100 |
Juiz de Fora | 766,2 – 769,9 | 80 |
Juiz de Fora | 769,9 – 770,6 | 60 |
Juiz de Fora | 770,6 – 773,3 | 80 |