Ouvindo...

Ministério Público determina que parentes de idosa abandonada em hospital de BH a levem para casa

Medida deve ser cumprida em 24 horas; órgão vai continuar acompanhando a vítima para garantir que seus direitos serão garantidos, mesmo na casa de parentes

Idosa segue internada em hospital, mesmo após receber alta

O Ministério Público de Minas Gerais convocou, de maneira extrajudicial, os parentes de uma idosa de 72 anos que teria sido abandonada no Hospital da Unimed - Unidade Contorno, em Belo Horizonte. A Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa determinou que os familiares retirem a mulher da unidade de saúde e a levem para a casa de um parente.

A idosa está na unidade de saúde há um mês e não teve nenhuma visita durante a internação. Após ter alta, ninguém apareceu para buscá-la. Desde então, o hospital acionou a família da paciente e comunicou o caso ao Ministério Público de Minas Gerais. A própria paciente também registrou um Boletim de Ocorrência, relatando abandono de pessoa idosa.

Segundo a Polícia Civil, a idosa teria sido deixada na unidade por dois familiares, uma mulher e um homem, ambos com 44 anos. Até o momento, ninguém foi preso.

Leia também

Na tarde desta terça-feira (17), uma das sobrinhas compareceu ao Ministério Público, onde foi advertida por estar praticando crime de abandono. Segundo os promotores, a parente teria 24 horas para levar a paciente para casa.

“O MPMG continuará acompanhando a paciente, visitando-a no domicílio onde estiver acolhida, para verificar se está recebendo a assistência emocional e material necessárias à proteção da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade, conforme previsto em lei”, informou o órgão.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.