Um jovem de 24 anos foi preso nesta sexta-feira (20) suspeito de roubar uma correntinha de um homem de 43 anos no Centro de Belo Horizonte, na proximidade das ruas Rio de Janeiro e Caetés. Outros dois criminosos que também participaram do crime fugiram e não foram localizados pela Polícia Militar, assim como a correntinha roubada.
O crime aconteceu pouco antes das 12h. Segundo os militares, o trio já estava observando a vítima há alguns minutos e esperou o melhor momento para cometer o crime. Os suspeitos puxaram a correntinha, avaliada em R$ 3 mil, do pescoço do homem e tentaram fugir. Porém, um dos suspeitos foi contido por populares até a chegada dos militares, conforme o relato do tenente Thiago, do 1º Batalhão da PMMG.
“Um dos suspeitos foi contido por populares e preso pelos militares. O autor relatou que a correntinha se perdeu no momento em que ele tentou fugir da população. Ele já tem passagens por furto e disse aos militares que veio do bairro Palmital, em Santa Luzia, junto com os dois comparsas para roubar correntinhas no Centro de Belo Horizonte”.
Crime antigo
O roubo de correntinha é um crime antigo, mas que tem voltado a dar as caras em Belo Horizonte. Em abril, uma mega operação das Polícias Civil e Militar prendeu uma quadrilha especializada no roubo de cordões e joias. Uma das vítimas dessa quadrilha foi um desembargador aposentado de 76 anos.
O tenente Thiago explica que o modo de atuação desses criminosos costuma ser sempre o mesmo: “Esses autores vêm para o Centro da capital e o modus operandi que eles utilizam é acompanhar as vítimas. Eles vão seguindo e, em determinado momento, um dos autores usa de força para subtrair o bem. Quando a vítima percebe que foi subtraído o bem, o outro autor emprega a violência contra a vítima. No caso de hoje, eles deram uma rasteira. A vítima caiu e sofreu lesões em uma das mãos e um dos joelhos”.