Ouvindo...

Instrutor assassinado em academia no interior de Minas: o que sabemos sobre o caso

Artur Martins Santos, de 19 anos, foi morto a tiros nessa terça-feira (2) enquanto trabalhava em Divinópolis, no interior de Minas Gerais

Artur Martins Santos, de 19 anos, chegou a ser socorrido com vida, porém não resistiu e morreu

O instrutor de academia Artur Martins Santos, de 19 anos, morreu na noite dessa terça-feira (2) no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas, horas depois de ser baleado no peito e no pescoço dentro de uma academia, no bairro Interlagos. A Polícia Civil investiga o assassinato.

Artur foi baleado enquanto trabalhava, por volta das 6h da manhã, pouco tempo após a abertura do estabelecimento. O atirador, que entrou no local utilizando uma touca ninja, saiu de dentro de um Fiat Uno que ficou parado na frente da academia por cerca de 1h antes do crime.

A Itatiaia elenca, agora, o que já se sabe do caso.

Autores esperaram chegada de Artur e atirador perguntou por ele antes de atirar

Por volta das 5h dessa terça-feira (2), dois homens chegaram em um Fiat Uno que ficou estacionado na porta da academia antes do espaço abrir. Pouco tempo depois, o instrutor chegou ao local e iniciou mais um dia de trabalho.

Antes das 6h, um dos ocupantes do veículo desembarcou com uma touca ninja, entrou na academia e perguntou quem era Artur. Quando o rapaz atendeu, o suspeito sacou uma pistola .40, atirou e fugiu no carro. O jovem foi atingido no peito e no pescoço.

Artur foi socorrido com vida, mas morreu horas depois

O instrutor foi resgatado ainda consciente por um sargento da Polícia Militar de folga que estava na academia e viu toda a movimentação, inclusive o Uno estacionado antes do estabelecimento abrir.

A vítima chegou a ser levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferida para um hospital, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

Vítima apontou possível mandante antes de morrer

De acordo com o BO, a vítima estava consciente após ser baleada e revelou ao sargento ter tido uma ‘briga feia’ com um empresário que também tem ligação com a academia. O militar, que conhece o suspeito, questionou a vítima se realmente seria ele o mandante, já que o homem é considerado uma “pessoa de bem”. Artur confirmou.

Briga por causa de mulher

Perguntado pelo sargento, Artur afirmou que teve uma briga feia com o suspeito por causa de uma mulher e que o empresário disse que mandaria matá-lo.

Mãe da vítima confirmou briga

Um tenente da Polícia Militar envolvido na ocorrência foi até o hospital e conversou com a mãe de Artur, que confirmou que havia ocorrido uma “briga forte” entre o filho e o empresário.

Suspeito negou acusação

O empresário acusado estava na academia e disse à polícia não ter tido qualquer desentendimento com Artur. Ele disse, ainda, que se apresentaria voluntariamente à delegacia, garantindo não ter nenhuma relação com o crime. Os celulares da vítima e do suspeito foram apreendidos.

Ao se apresentar na delegacia, o suspeito reafirmou não ter tido nenhum desentendimento com Artur. Ele relatou que a vítima teve um romance com uma mulher casada, que seria Testemunha de Jeová. Segundo ele, Artur lhe mostrou uma foto da mulher, mas não disse o nome dela.

Leia também

Carro utilizado era roubado, com a placa adulterada e foi abandonado

O Uno usado no crime foi localizado abandonado na Rua Olímpio Moreira, bairro Interlagos, em Divinópolis. Segundo populares, após deixarem o carro, os suspeitos embarcaram em um Fiat Palio e continuaram a fuga. A perícia foi acionada e encontrou uma touca ninja, além de coletar amostras de DNA no veículo, que foi furtado no dia 11 de julho, em Santa Luzia, na Grande BH, e teve a placa adulterada.

Academia emitiu nota de pesar

Nas redes sociais, a academia onde Artur foi assassinado emitiu uma nota de pesar e lamentou o falecimento do colaborador. O estabelecimento informou que permanecerá fechado “por tempo indeterminado”.

Abaixo, confira o comunicado na íntegra:

“Hoje nos despedimos de uma pessoa muito especial para nossa equipe e nossa história. É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de nosso colaborador Artur. A academia permanecerá fechada por tempo indeterminado, quando retornarmos as atividades comunicaremos. Agradecemos a compreensão de todos neste momento de luto, e nossos sentimentos à família e amigos”.

Academia emite nota de pesar após assassinato de instrutor: ‘Profunda tristeza’

Polícia Civil investiga o crime

Procurada pela Itatiaia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que instaurou um inquérito para investigar o crime.

“Diversas informações relacionadas ao caso já estão sendo levantadas, mas não podem ser repassadas neste momento para não comprometer o andamento dos trabalhos investigativos”, afirma.

“A perícia realizou exames em um veículo que teria sido utilizado pelos suspeitos. As oitivas também já foram iniciadas e seguem sendo realizadas com o objetivo de esclarecer a dinâmica e a autoria do crime”, detalha a corporação.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.