Há três anos, Neuza Duarte Silva, de 72 anos, e Antônio Marcelino da Silva, de 82, voltaram a estudar depois de décadas longe da escola. O casal precisou deixar de lado a educação para trabalhar e cuidar da casa e agora estão matriculados na Escola Estadual Doutor Simão Tamm Bias Fortes, em Belo Horizonte.
O caminho dos dois se cruzou em 1970, na cidade de
Em um dia em que Neuza e Antônio caminhavam, como de costume, a mulher se deparou com uma faixa informando que as matrículas para a
“Depois de quase 70 anos, me perguntei o que fiz por mim. Nada. Foi então que decidi voltar a estudar, e Antônio disse: ‘Eu vou com você, não a deixarei sozinha’. E aqui estamos”, relata Neuza. Ela iniciou seus estudos no 6º ano do ensino fundamental, enquanto Antônio ingressou no 1º ano do ensino médio.
Hoje, Antônio está no curso técnico de Administração, depois de concluir o ensino médio no ano passado. Já Neuza está no 2º ano do ensino médio, e planeja seguir os passos do marido em um curso técnico. “Não há nada melhor do que estudar. A escola é acolhedora, os professores são maravilhosos e a merenda é gostosa”, afirma a mulher.
Como se matricular na EJA em Belo Horizonte
Para quem deseja ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Belo Horizonte, ainda dá tempo. As matrículas estão abertas ao longo de todo o ano. Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.
Para se matricular, basta ter em mãos carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, se disponível, histórico escolar ou declaração escolar. As matrículas devem ser feitas diretamente em uma das 94 escolas municipais que oferecem a modalidade.
As escolas com turmas na modalidade EJA estão distribuídas nas nove regionais da cidade. A lista com os nomes das instituições e o endereço delas está
*Sob supervisão de Lucas Borges