Belo Horizonte registrou mais uma madrugada gelada neste sábado (6). Segundo a Defesa Civil, a temperatura chegou a 10,4 °C, com sensação térmica de −8,5 °C por volta das 6h, marcando o quarto dia mais frio do ano na capital. A cidade segue
A previsão indica céu claro pela manhã e poucas nuvens ao longo do dia. A temperatura máxima não deve passar dos 24 °C, com umidade relativa do ar em torno de 35% no período da tarde — um índice que exige atenção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), umidade entre 20% e 30% configura estado de atenção, e abaixo de 20%, estado de alerta. O nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
Veja o ranking dos dias mais frios em BH neste ano
- 8,1 °C – 12/06
- 8,8 °C – 15/06
- 9,4 °C – 14/06
- 10,4 °– 05/07
- 10,8 °C – 16/06
Fonte: Defesa Civil
Veja as recomendações da Defesa Civil:
- Mantenha-se hidratado;
- Evite banhos muito quentes, que podem ressecar a pele. Se necessário, use hidratante;
- Use agasalho ao praticar atividades físicas;
- Em ambientes fechados com aglomeração, mantenha janelas abertas para ventilação. Isso ajuda a evitar a propagação de doenças comuns nesta época do ano;
- Procure orientação médica em caso de problemas respiratórios.
Fonte: Defesa Civil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a massa de ar frio polar mantém o tempo estável e as temperaturas baixas em todas as regiões de Minas Gerais. Há possibilidade de geada em pontos isolados do Sul do estado durante o fim de semana.
A combinação de alta umidade e temperaturas baixas também favorece a formação de nevoeiros na faixa Leste do estado nas primeiras horas do dia.