Ouvindo...

BH ganhará 10 placas de alerta de risco para alagamento em trechos de avenidas; saiba onde

A primeira placa sinalizadora começou a operar em fevereiro de 2024 na Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá. Expansão será feita de forma gradativa

Serão instalados 10 novos equipamentos em pontos críticos da capital mineira, incluindo a avenida Vilarinho

Belo Horizonte vai ganhar novos dispositivos de alerta para enchentes em pontos estratégicos com objetivo de reforçar a segurança viária e proteger a população durante o período chuvoso. Assim, serão instalados 10 novos equipamentos em pontos críticos da capital mineira, incluindo a avenida Vilarinho.

Os cruzamentos da Avenida Francisco Sá com Rua Cuiabá (Prado); Avenida Augusto de Lima com Rua Ituiutaba (Prado); avenidas Teresa Cristina e Dom João VI (Cinquentenário); e a trincheira da Avenida Vilarinho (Venda Nova) são alguns dos pontos que ganham novas sinalizações.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a expansão será feita de forma gradativa e vai considerar as adequações técnicas necessárias em cada local. Ainda segundo a administração municipal, as placas podem contar com uma luz amarela piscante, que alerta os motoristas em relação a importância de atenção redobrada em dias de chuva.

A sinalização também pode estar com a luz vermelha. Nesse caso, a placa indica uma interdição à frente, em razão do alagamento. O que detalha que os motoristas não devem seguir em frente. Caso o equipamento esteja desligado, não há problemas no trecho.

A primeira placa sinalizadora começou a operar em fevereiro de 2024 na Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá. No local, os alertas são relativos à Rua Joaquim Murtinho e Avenida Prudente de Morais, no Bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital.

No primeiro semestre de 2025, outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização visual: a Rua José Cleto, entre a Rua Coronel Jairo Pereira e a Avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares); e na Avenida Bernardo Vasconcelos com Avenida Clara Nunes (Renascença).

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas