Uma onça-parda fêmea, batizada de Catarina, foi capturada nesta sexta-feira (29) na região da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, na Grande BH.
Com idade estimada entre 1,5 e 2 anos, Catarina está em excelente estado de saúde. Após avaliação veterinária, foi devolvida ao habitat, e passa a ser monitorada por satélite como parte do programa de acompanhamento da fauna local.
Após ser capturada e solta, onça-parda é monitorada na Grande BH
— Itatiaia (@itatiaia) August 30, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Prime Soluções Ambientais pic.twitter.com/2CSEf8Nlq3
A captura integra o programa de monitoramento de fauna desenvolvido pela Vallourec, em atendimento às condicionantes ambientais relativas à supressão da vegetação do bioma Mata Atlântica.
Com a inclusão de Catarina, o programa passa a monitorar, via satélite, oito animais: quatro lobos-guarás, duas jaguatiricas e duas onças-pardas. O objetivo é compreender a dinâmica de ocupação territorial dessas espécies carnívoras, que estão no topo da cadeia alimentar, em uma região marcada por intensas transformações ambientais.
O Vetor Sul da Grande BH é composto por empreendimentos minerários, condomínios, unidades de conservação e pela BR-040.
A captura da onça-parda foi uma ação cuidadosamente planejada. “Realizamos uma investigação prévia dos ambientes, selecionando áreas com maior propensão de ocorrência da espécie”, explica Joaquim Silva, biólogo coordenador do programa de monitoramento.