O Metrô BH seguirá com as obras da Linha 1 do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte na próxima semana. Para isso, a concessionária alerta que o intervalo entre os trens será alterado. Veja abaixo as mudanças:
Dias 9 e 13 de junho (segunda a sexta-feira):
- O intervalo entre as viagens será de 23 minutos, entre às 20h e 23h.
- Após as 20h, os trens só irão circular por um lado da via nas estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio. Por isso, é necessário que o passageiro confira a direção da composição antes de embarcar.
Dias 14 e 15 de junho (sábado e domingo):
- O intervalo entre as viagens será de 30 minutos durante todo o dia.
- Os trens irão passar em uma só via nas estações: Floramar, Waldomiro Lobo, Primeiro de Maio, São Gabriel e Minas Shopping. Os usuários também precisam se atentar à direção das composições antes de embarcar.
Vale lembrar que o intervalo entre os trens em dias comuns é de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Nos sábados, o tempo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Já em domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.
A nova fase das obras irá modernizar todo o sistema de sinalização e segurança dos trens. Vale destacar que não haverá baldeação durante a realização das atividades.
Intervalo maior causou caos no Metrô nesta semana
As
Segundo o Metrô BH, do dia 31 de maio a 8 de junho o intervalo entre as viagens nos horários de pico seria de 11 minutos e no restante seria de 25. Passageiros denunciaram à Itatiaia que um
Procurada pela reportagem a concessionária informou que houve algumas retenções de trens. “Pedimos desculpas pelo transtorno e a Manutenção do Metrô BH já está atuando para mitigar estas retenções. Neste momento, atuamos com 25 minutos de intervalo entre as viagens, como programado”, disse em nota.
Obras
De acordo com informações repassadas pelo Governo de Minas em abril, a revitalização completa da Linha 1, incluindo as 19 estações ao longo do percurso de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026.
Na primeira etapa, foram contempladas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. No segundo lote, ainda passarão por reformas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
A construção da Linha 2, iniciada com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça, terá um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028.