Ouvindo...

Justiça determina desinterdição da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem

A unidade, que é a maior de Minas Gerais, estava interditada desde dezembro do ano passado

Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, é a maior de Minas Gerais

Nesta sexta-feira (30), a Justiça de Minas Gerais determinou a desinterdição da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A unidade, que é a maior de Minas Gerais, havia sido interditada em dezembro do ano passado e tinha como limite de lotação 2.200 presos.

Leia também

Na época, as justificativas foram superlotação, iminente risco de falta de funcionários e violação de direitos garantidos por lei aos detentos, como não realização de banho de sol diário.

Na decisão de hoje, assinada pelo juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, foi considerado que as condições iniciais que motivaram a medida não existem mais.

“Houve mudança na direção-geral da unidade e com isso algumas rotinas foram revisadas e procedimentos otimizados, permitindo-se melhor aproveitamento dos atuais recursos humanos disponíveis”, escreveu o magistrado.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.