Mais de 770 mil famílias mineiras já são beneficiárias da tarifa social da Copasa, que oferece desconto de até 50% nas contas de água e esgoto. A Companhia quer ampliar esse número e alerta que cerca de 103 mil clientes podem perder o benefício se não atualizarem o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) até o dia 30 de junho.
Em entrevista à Itatiaia, o supervisor de serviços da Gerência Regional da Copasa em Montes Claros, Antônio Luiz Salgado, destacou que o objetivo da ação é alcançar todos os cidadãos que têm direito ao desconto e ainda não recebem. “A tarifa social é um benefício que concede até 50% de desconto nas tarifas, e a Copasa está fazendo uma grande campanha de incentivo à adesão.”
Para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A renda familiar mensal deve ser de até meio salário mínimo por pessoa.
Segundo Salgado, o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para fazer a inscrição ou atualização no CadÚnico. “Com a folha de resumo em mãos, o cliente deve apresentar esse documento, o CPF e uma conta de água atual à Copasa, por um dos nossos canais de atendimento”, explicou.
Além das agências físicas, a Companhia disponibiliza canais digitais como o site www.copasa.com.br, aplicativo Copasa Digital, WhatsApp (31) 99770-7000, e atendimento via chat online. “Nós temos buscado facilitar ao máximo, para que as pessoas não precisem se deslocar. Os canais digitais estão aí justamente para isso”, ressaltou.
O alerta também é para quem já é beneficiário, mas corre o risco de perder o desconto se não renovar o cadastro. Só em Montes Claros, são quase 3.900 famílias nessa situação. “Se elas não forem ao CRAS, não renovarem o cadastro e não apresentarem os documentos à companhia, ficam na iminência de perder o benefício”, afirmou.
Outras ações da Copasa incluem parcerias com prefeituras, campanhas de informação em rádios, redes sociais e envio de mala-direta, além do uso da Agência Móvel, que percorre bairros e cidades com atendimento itinerante.
“O recado não é só para Montes Claros, é para todos os 637 municípios onde a Copasa atua. É muito importante que a gente exerça esse direito de modo pleno e conceda aos nossos cidadãos a obtenção desse desconto”, concluiu o supervisor.