Ouvindo...

Três cidades de MG são indicadas ao prêmio ‘Melhores Vilas Turísticas’, da ONU Turismo

Oito cidades brasileiras estão entre as indicadas, sendo que três delas estão em Minas Gerais

Centro Histórico de Grão Mogol é tombado pelo Iepha-MG desde 2016

Três cidades mineiras foram indicadas ao prêmio “Melhores Vilas Turísticas” pela ONU Turismo. Ao todo, oito vilas brasileiras entraram no radar da premiação.

“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A premiação da ONU Turismo tem como objetivo reconhecer destinos rurais que adotam práticas sustentáveis e contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo.

Leia também

Conheça as cidades indicadas ao prêmio

Delfinópolis

Delfinópolis, localizada na região da Serra da Canastra, no Centro-Oeste do estado, é conhecida como “paraíso ecológico”, por causa das suas matas ciliares que abrigam diversas espécies em extinção. As cachoeiras são o principal atrativo do município. As mais famosas são a Claro, com quatro quedas; do Luquinha, com três quedas; do Paraíso, com seis quedas.

Entre os destaques do destino, está a Fazenda Paraíso, que abriga os encantos de oito cachoeiras. Para os turistas que gostam de caminhadas, a cidade oferece diversas trilhas, como Casinha Branca, Pico Dois Irmãos, Chora Mulher e Chapadãozinho.

Grão Mogol

A cidade de Grão Mogol, no final do século XVII, foi o destino de garimpeiros do mundo todo. Depois, a exploração mineral acabou alavancando o crescimento da cidade, que chegou a estar entre as mais importantes cidades da região Norte de Minas Gerais. O destino ainda preserva as construções e manifestações culturais da época da mineração.

Os conjuntos arquitetônicos da Avenida Beira-Rio, da Rua Cristiano Belo e da Rua Juca Batista levam o turista de volta ao passado. A cidade simples, tranquila e autêntica oferece também aos visitantes locais com paisagens como as da Serra Geral, da Trilha do Barão, da Cachoeira do Inferno e da Gruta Lapa da Água Fria. O centro histórico de Grão Mogol é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) desde 2016.

Conceição de Ibitipoca

Charmoso distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, conhecido por sua atmosfera rústica, tranquilidade e natureza exuberante. Situado nas proximidades do Parque Estadual do Ibitipoca, o vilarejo atrai visitantes em busca de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, como a Janela do Céu e a Cachoeira dos Macacos.

Suas ruas de pedra, pousadas aconchegantes e opções de gastronomia local criam um ambiente acolhedor, ideal para quem busca contato com a natureza e experiências autênticas no interior de Minas. O clima ameno, aliado à hospitalidade dos moradores, faz de Ibitipoca um destino cada vez mais procurado por turistas brasileiros e estrangeiros.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.