Ouvindo...

Idoso condenado por homicídio em MG é preso pela Interpol na Bélgica

Homem, de 66 anos, estava foragido da Justiça Federal e Estadual. O idoso tinha uma condenação por consumado e dois tentados, ocorridos em maio de 1988

Homem também é suspeito de participação em um assalto à sede dos Correios em Timóteo

Um homem, de 66 anos, condenado por homicídio em Açucena, no Vale do Rio Doce, foi preso na Bélgica, mais de 30 anos depois de ter cometido o crime. O idoso também é suspeito de ter participado de um assalto à sede dos Correios em Timóteo, também no Vale do Rio Doce, em 1999. O homem foi preso no dia 13 de maio e aguarda extradição.

O idoso estava foragido da Justiça Federal e Estadual e tinha mandados de prisão preventiva e por condenação. Na Justiça Estadual, o homem foi condenado a oito anos e oito meses de prisão por um homicídio consumado e dois tentados. Os crimes prescreveriam em 2029 e haviam sido cometidos em maio de 1988 em Açucena.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a primeira cautelar contra o homem foi expedida pela Justiça Federal em Ipatinga no ano de 2016. Nesta esfera, o idoso responde por associação criminosa, roubo qualificado com emprego de arma e coação no curso do processo em razão da suspeita de participação em assalto à sede dos Correios em Timóteo.

Alerta vermelho da Interpol

Depois de descobrirem que o foragido estava escondido na Bélgica, a Inspetoria da Delegacia Regional de Polícia Civil, em Ipatinga, começou a apuração. Após confirmado o paradeiro do indivíduo, o mandado da Justiça Estadual foi incluído no Alerta Vermelho da Interpol.

O Alerta Vermelho tem o objetivo de localizar e deter de forma provisória uma pessoa aguardando extradição, ou ação judicial semelhante, segundo a Polícia Civil.

A solicitação é endereçada às agências de segurança pública do mundo todo e se baseia em um mandado de prisão ou em uma ordem judicial emitida ou ditada pelas autoridades judiciais do país.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas