Dois brasileiros considerados foragidos pela Polícia Criminal Internacional (Interpol) foram presos após serem deportados dos Estados Unidos. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e foram detidos epla Polícia Federal.
Segundo a corporação, um dos presos é natural do Rio de Janeiro (RJ) e havia sido condenado a 8 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. Em 2012, o foragido estuprou, sob violência, uma adolescente de 15 anos em sua residência na cidade de Inhaúma (RJ).
Como ele não foi encontrado para começar a cumprir pena, a 35ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro pediu pela inclusão do criminoso na lista de Alerta Vermelho da Interpol em junho de 2023.
O segundo criminoso é natural da cidade de São Gotardo, na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e foi condenado a 10 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Entre os anos de 2013 e 2014, o criminoso entregou porções de drogas, com sua motocicleta, em lugares previamente definidos pelos seus líderes e por usuários que encomendavam a droga por telefone.
O mineiro foi incluído no Alerta Vermelha da Interpol em setembro de 2022, a pedido da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de São Gotardo.
Após desembarcarem em Confins, os dois foram levados para a prisão. O primeiro criminoso, natural do Rio de Janeiro (RJ), foi encaminhado ao Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Já o mineiro de São Gotardo foi para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em COntagem, também na Grande BH.