A cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, declarou nessa quarta-feira (7) estado de Emergência em Saúde Pública. O decreto vale por 90 dias.
Segundo a administração municipal, a medida foi adotada para intensificar o enfrentamento às doenças respiratórias infecciosas virais, como as Síndromes Gripais (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que vêm apresentando aumento expressivo no número de casos e atendimentos em toda a rede municipal de saúde.
Leia também:
A emergência declarada autoriza a adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do surto, entre elas a aquisição acelerada de insumos e materiais e a contratação temporária de pessoal sem a necessidade de licitação.
A prefeitura reforçou a importância da vacinação como principal forma de prevenção: todas as pessoas com mais de seis meses de idade devem procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com as vacinas contra a gripe e a COVID.
Na semana passada,
Minas Gerais em alerta
O governador Romeu Zema assinou, na última sexta-feira (2), o decreto que coloca Minas Gerais sob alerta diante do aumento dos casos. Até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no dia 26 de abril, o estado já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes, apenas em 2025.
A maior parte das internações é de crianças de até um ano e idosos acima de 60.