Ouvindo...

Comando Vermelho x PCC no Taquaril: PM detalha situação na comunidade após mortes

Nesta quinta-feira (1º), um confronto entre integrantes do Comando Vermelho e a Polícia Militar deixou dois mortos

O tenente Arthur Dickel, da Polícia Militar, detalhou à reportagem da Itatiaia como está a situação no bairro Taquaril, região Leste de Belo Horizonte, em meio à guerra entre facções no local. Na noite dessa quinta-feira (1º), dois suspeitos de integrar o Comando Vermelho morreram em confronto com a polícia.

Segundo o militar, pichações que anteriormente não existiam no local foram notadas pela PM, principalmente após o rompimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) com o Comando Vermelho, consideradas por autoridades as maiores facções do país. A equipe já havia visto pichações do CV que foram apagadas e, depois, passaram a ver pichações do PCC.

Ainda de acordo com o policial, uma rivalidade entre dois traficantes, chamados de ‘PH’ (ligado ao CV) e ‘Gordo’ (do PCC), tem movimentado a região. ‘Gordo’ estaria fora de Minas Gerais e, com a saída dele, PH tem aproveitado para tomar o local para o CV. Com isso, o PCC também estaria tentando atuar no local.

‘Gordo’ e ‘PH’, além de serem de lados opostos, têm uma rixa antiga, segundo a PM. “O Paulo Henrique era um dos braços direitos do ‘Gordo’ e houve um rompimento entre os dois. O PH recentemente voltou e havia assumido a autoria da morte do filho do ‘Gordo’. E isso esquentou ainda mais a rixa entre os dois. É por isso que o ‘Gordo’ não está mais no Taquaril”, explicou.

Leia também

A PM ainda investiga se PH estava entre os criminosos que invadiram o bairro nesta quinta (1º). Informações obtidas pela polícia constam que PH ainda está na região do Taquaril.

PH teria, ainda, mandado matar outra pessoa, que estava amarrada e foi encontrada por PMs. Ele contou que foi amarrado, os criminosos tiraram fotos e enviaram para PH, que mandou matá-lo. Porém, a PM chegou antes, e os criminosos fugiram. Não se sabe quem é o homem, nem a relação que ele tem com a facção. A polícia suspeita de que ele tenha ligação com ‘Gordo’ ou com o tráfico de drogas da região.

O tenente afirmou que a PM está atuante no local, constantemente realizando patrulhamento. “Nós queremos deixar bem claro que a Polícia Militar está atuante. Nós estamos constantemente patrulhando o local, reforçando o patrulhamento. O acontecimento de hoje não deixa de ser uma excelente resposta para a sociedade mineira e, principalmente, a do Taquaril, uma vez que os infratores estavam armados e reagiram contra os policiais. Então, o nosso recado é que a população fique atenta e, se receber qualquer informação, que repasse à Polícia Militar, como foi feito hoje”, finalizou.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Leia mais