Ouvindo...

Acusado de matar a esposa com golpe de machado é preso na região norte de Minas

O suspeito, que cometeu o crime após uma discussão, estava foragido desde a última segunda-feira (7).

A Polícia Civil de Brasília de Minas, na região norte do estado, prendeu neste domingo (13) Adeilson Pereira dos Santos, de 31 anos, acusado de matar a companheira, Érica Pereira Rocha, de 25 anos.

O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (7) no distrito de Fernão Dias, zona rural de Brasília de Minas. A vítima foi assassinada com um golpe de machado, após uma discussão com o companheiro. Logo após o crime, ele fugiu levando o filho do casal que, posteriormente, foi deixado na casa dos avós. Desde então, as forças de segurança deram início a uma intensa operação de busca para capturar o acusado.

Leia também

A prisão preventiva de Adeilson foi feita pela Polícia Civil nesse domingo (13) durante o cumprimento de um mandado expedito pela Justiça na quinta-feira (10). Familiares do investigado fizeram contato com as autoridades informando a intenção de apresentá-lo. A ação se deu em uma chácara no próprio distrito de Fernão Dias, onde a equipe policial efetuou a prisão e conduziu o homem para os procedimentos legais. Durante a apresentação às autoridades, foi realizado atendimento médico, que atestou a inexistência de lesões corporais.

O delegado Flávio Cavalcanti, responsável pelo caso, informou que o acusado negou o crime e alegou que a companheira morreu ao cair acidentalmente sobre o machado. No entanto, a perícia constatou um corte na nuca de Érika, indicando um golpe direto na cabeça. A vítima também apresentava hematomas e inchaço nos olhos, possivelmente causados por socos ou pela parte traseira da ferramenta.

Uma das linhas de investigação da Polícia Civil aponta que o feminicídio pode ter ocorrido após uma briga do casal. Segundo apurado, Érika teria se irritado ao descobrir que o companheiro saiu para comprar salgados para o filho, mas acabou usando parte do dinheiro para adquirir crack, retornando com salgados mais baratos.

Adeilson disse que, no período em que estava sendo procurado, se escondeu em uma mata e se alimentava com a água de um córrego e com o que encontrava no local.

De acordo com as investigações, o relacionamento entre Adeilson e Érica era marcado por episódios de violência. Há registros de que ele já havia ameaçado a companheira e, em uma ocasião anterior, foi preso após tentar jogar o filho do casal em uma represa. A mulher solicitou uma medida protetiva, mas a retirou após o agressor sair da prisão. O comportamento do acusado teria se agravado com o uso abusivo de álcool e drogas.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.
Pedro Gonçalves é jornalista na Rádio Itatiaia e graduado pela UFMG. Com experiência na produção de diversos programas da grade, atualmente atua como produtor e editor de conteúdo voltado para a Rede Itasat.