Ouvindo...

Carnaval de BH pode virar Patrimônio Cultural Imaterial da cidade; entenda

Município realiza a primeira reunião com blocos, escolas de samba e estudiosos da festa na próxima terça-feira (15); entrada é gratuita e sujeita a lotação

Carnaval de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte quer tornar o Carnaval um patrimônio cultural da cidade. Para isso, na próxima terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promoverão a 1ª Reunião Pública sobre Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte.

O encontro acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte, a partir de 18h30, e contará com a participação dos blocos caricatos, escolas de sambas, blocos de rua e sambistas da cidade, além de estudiosos do patrimônio cultural e da cultura popular e agentes culturais vinculados ao carnaval de BH. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

De acordo com a PBH, o objetivo da reunião é apresentar os objetivos da pesquisa, a metodologia, os principais aspectos a serem abordados no estudo para transformar o Carnaval em patrimônio de BH. Os pontos levantados serão usados como base na construção de um Dossiê de Registro, que, posteriormente, será submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH).

Com o encontro, a PBH também quer escutar os coletivos, blocos, escolas e agentes culturais que vivem e fazem o Carnaval da cidade. A pesquisa foi proposta pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim, que pediu pelo reconhecimento da quadra da escola de samba como patrimônio cultural de Belo Horizonte.

Leia também

A partir do pedido, foi realizado um estudo mais amplo e aprofundado do samba de BH, o que embasou o reconhecimento do gênero musical como patrimônio cultural de BH, em dezembro de 2024.

“Samba e carnaval são duas expressões culturais que se complementam. Agora, com a realização do Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte, é o momento desta grande referência cultural brasileira ser compreendida no contexto da capital de Minas Gerais. Sua história, lugares, formas de expressão, saberes e as formas de transmissão serão estudados”, afirma a PBH.

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura e Presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, o Carnaval é essencial para a cultura e identidade da capital mineira.

“Esse processo de reconhecimento do nosso Carnaval como patrimônio cultural da cidade é um passo fundamental para garantir sua preservação, valorização e continuidade. Essa iniciativa dá sequência ao reconhecimento do Samba como patrimônio cultural, em 2024, e reforça o compromisso da atual gestão com políticas públicas que protegem e fortalecem nosso patrimônio imaterial”, destaca.

SERVIÇO

Reunião Pública | Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte

Data: dia 15 de abril de 2025, terça-feira, das 18h30 às 21h.

Local: Museu da Moda de Belo Horizonte - Rua da Bahia 1149, Centro.

ENTRADA GRATUITA: sem necessidade de inscrição prévia. Sujeito a lotação do espaço.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.