Ouvindo...

Serra do Curral tem trilha guiada neste sábado; saiba como participar

Parque da Serra do Curral é considerado patrimônio nacional, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

O Parque Serra do Curral é considerado patrimônio nacional, tombado pelo IPHAN

Uma trilha guiada no Parque da Serra do Curral será promovida pela Fundação de Parque Municipais e Zoobotânica neste sábado (5). A caminhada terá um percurso com destino ao terceiro mirante do parque. No local, o público vai conhecer as espécies nativas da flora e fauna locais, além de algumas espécies exóticas.

Para participar, os interessados precisam se inscrever por um e-mail disponibilizado pela administração municipal ( educaparques@pbh.gov.br). A trilha tem um percurso de 3,4 quilômetros, que será realizado em um tempo de aproximadamente 1h30 de duração. Com dois horários de saída, às 8h30 e às 8h45, a caminhada deverá ter no mínimo 5 pessoas e no máximo 30 participantes.

Leia também

Além do contato com a natureza local, os participantes da trilha também conhecerão a história do parque, a importância e a relevância da Serra do Curral e discutirão os impactos das atividades humanas no meio ambiente.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a trilha possui subidas íngremes, pedras e locais escorregadios. Por isso, a administração municipal não indica a participação de pessoas com dificuldade de locomoção na atividade.

Além disso, outra indicação é que os participantes usem calçados fechados, protetor solar, repelente, chapéu ou boné e uma garrafinha de água.

Serra do Curral

Com mais de 1,5 mil metros de altitude, o parque Serra do Curral tem entre os destaques a vista privilegiada da capital mineira e da região metropolitana.

Enquanto acessa os mirantes distribuídos pelos quatro mil metros de extensão, os visitantes conseguem identificar pontos turísticos da cidade, como a Lagoa da Pampula, o Parque Municipal, a Avenida Afonso Pena, os Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre outros.

No início de 2016, estudos científicos identificaram a flora ameaçada de extinção no local, o que levou a ações de readequação e manejo de trilha. Diante disso, os visitantes só tem acesso a caminhada livre, ou seja, sem guias, até o mirante 3.

Serviço:

Trilha Guiada no Parque da Serra do Curral

Data: sábado (5/4)
Horários: 8h30 e 8h45
Inscrições: educaparques@pbh.gov.br

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas