O Governo de Minas Gerais realizou a entrega de 32 novos ônibus para o transporte metropolitano na região de Nova Lima, Raposos e Rio Acima nesta sexta-feira (28).
A distribuição dos veículos ficou da seguinte forma: 22 coletivos destinados a Nova Lima, cinco para Raposos e cico para Rio Acima.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno, destacou que a entrega faz parte de um investimento maior, que inclui cerca de 500 novos ônibus para a região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo ele, a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida e o conforto de mais de 23 mil mineiros que utilizam diariamente o transporte público. “A gente atua em duas grandes vertentes para melhorar a qualidade de vida dos mineiros moradores e trabalhadores da região metropolitana. A região metropolitana é o terceiro maior aglomerado urbano do Brasil e sofremos diariamente com problemas de congestionamento, de trânsito e de acidente e o que a gente quer é mudar essa realidade”, comenta.
Impacto nos municípios
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), expressou gratidão pela chegada da nova frota, enfatizando o impacto positivo na vida dos cidadãos que enfrentam longos deslocamentos diários. Ele também ressaltou que, apesar dessa conquista, é necessário continuar reivindicando outras melhorias, como terminais de integração e a integração metropolitana.
O prefeito Guilherme Bittencourt, de Raposos, destacou a importância dos novos ônibus para uma cidade onde quase 90% da população trabalha em outros municípios. Para ele também existe a necessidade de manter o foco na qualidade do serviço, incluindo o cumprimento de horários e a limpeza dos veículos.
O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) ressaltou que a renovação da frota é um passo fundamental para melhorar a qualidade do transporte. "É fundamental, é o primeiro passo para melhorar o transporte público de massa na nossa região. Sei o que é ficar duas horas dentro de um vermelhão, foi assim que saí da minha querida Caeté para vir para Belo Horizonte durante muitos anos, para estudar, para trabalhar”, lembra.
Além da entrega dos ônibus, as autoridades mencionaram a necessidade de abordar outros problemas de mobilidade na região, como o congestionamento na área das ‘Seis Pistas’ próxima ao BH Shopping, que afeta diversos municípios da região metropolitana.