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Pedágio na BR-262 sai de R$ 6,90 para R$10,30 nesta sexta (21); veja preço de todas as praças

A concessão cobre um trecho de 438,9 km entre Betim e Uberaba, passando por 20 municípios mineiros

A partir desta sexta-feira (21), as tarifas de pedágio em quatro praças da BR-262, no trecho entre Betim (Grande BH) e Uberaba (Triângulo Mineiro), sofrerão um aumento de quase 50%. O valor de quem passa pela cidade de Florestal, por exemplo, pulou de R$ 6,90 para R$ 10,30 — acréscimo de 49,2%. O reajuste marca o início da operação da nova concessionária Way 262 na administração do trecho de mais de 430 quilômetros da rodovia.

A concessão prevê um total de seis praças de pedágio, sendo quatro já existentes — Florestal (P1), Luz (P3), Campos Altos (P4) e Perdizes (P6) — que faziam parte da concessão anterior da Triunfo Concebra. Duas novas praças serão implementadas até o 12º mês da concessão.

Os automóveis de passeio que passarem por Perdizes devem desembolsar R$ 10,30 — um aumento de 15,7% em relação ao valor anterior, de R$ 8,90. O valor do pedágio cobrado em Campos Altos é de R$ 10, um aumento de 33,3% em relação ao anterior, de também R$ 7,50. O trecho Luz foi de R$ 6,90 para R$ 10,30, ou seja, 46,4%.

Quanto era?

  • Florestal - R$ 6,90
  • Luz - R$ 7,10
  • Campos Altos - R$ 7,50
  • Perdizes - R$ 8,90

Quanto é agora?

  • Florestal - R$ 10,30
  • Luz - R$ 10,40
  • Campos Altos - R$ 10
  • Perdizes - R$ 10,30

Veja tabela completa abaixo

Descontos

A nova concessão traz benefícios tarifários para os usuários, incluindo a isenção para motocicletas e veículos oficiais, o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para quem utiliza TAG e o Desconto de Usuário Frequente, que pode reduzir a tarifa em até 70% para motoristas de veículos de passeio que utilizam a rodovia regularmente.

• Desconto Básico de Tarifa: 5% para usuários com AVI/TAG
• Isenção para Motocicletas: tarifa zero
• Desconto de Usuário Frequente: Desconto progressivo de até 70% para usuários frequentes com TAG/AVI

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Investimento

O investimento total será de R$ 8,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, dos quais R$ 4,4 bilhões serão destinados às obras de infraestrutura e R$ 4,1 bilhões à operação e serviços aos usuários. Com a concessão, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a rodovia receberá obras estruturais, como:

  • Duplicação de 44,3 km de pista;
  • Criação de 168 km de faixas adicionais;
  • Implantação e readequação de passarelas, rotatórias e pontos de ônibus;
  • Instalação de rede de telefonia 4G ao longo da rodovia, melhorando a conectividade e segurança dos usuários;
  • Parceria com municípios para fomentar o desenvolvimento local, priorizando fornecedores e profissionais da própria região.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.
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