Projeto registra mais de duas mil nascentes em Betim, na Grande BH

Moradores que tiverem nascentes em suas propriedades podem acionar a Divisão de Educação Ambiental da secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O mapeamento é feito pelas equipes desde 2022.

Mais de duas mil nascentes foram identificadas e mapeadas em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O levantamento é feito desde 2022 por equipes da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) do município.

Até o momento, 2.684 nascentes foram completamente registradas. A maioria está localizada na bacia do Rio Betim (733), na bacia do Córrego Serra Negra (708) e na sub-bacia do Córrego Saraiva (570).

Também foram identificadas nascentes na bacia do Córrego Marimbá (273), na sub-bacia Várzea das Flores (186), na bacia do Córrego Pimenta (142) e na bacia do Córrego do Mesquita (72).

Leia também

O próximo passo das equipes é seguir percorrendo o Córrego Goiabinha, Córrego de Pau de Lima e o Córrego do Pintado em busca de novas nascentes. Cerca de 156 ainda estão em processo de cadastramento.

De acordo com a prefeitura, o levantamento fortalece as ações de preservação, educação ambiental e também fiscalização, permitindo que "áreas sensíveis sejam protegidas contra ocupações irregulares e degradação ambiental”.

Quem tiver uma nascente em casa, pode buscar orientações com a Divisão de Educação Ambiental da Semmad através do telefone 3512-3172.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...