Ouvindo...

Ambulantes são proibidos de trabalhar na Banda Mole, em BH; entenda

Ambulantes são proibidos de trabalhar na Banda Mole; A restrição aos ambulantes ocorre desde 2005, quando a Banda Mole passou a ser licenciada como um evento particular

Banda Mole vai agitar o sábado (22) de Pré-Carnaval de BH

No próximo sábado (22), o centro de Belo Horizonte será palco do 50º desfile da Banda Mole, um dos símbolos do pré-carnaval da cidade. Contudo, a festividade será marcada pela ausência de ambulantes cadastrados pela prefeitura, que estão proibidos de trabalhar tanto na área interna do evento quanto nas vias adjacentes.

A restrição aos ambulantes ocorre desde 2005, quando a Banda Mole passou a ser licenciada como um evento, e não como uma manifestação espontânea. Daniel Assis, subsecretário de regulação urbana da Secretaria Municipal de Política Urbana da Prefeitura, explica a proibição:

“A banda Mole é classificada como eventos e deve atender leis municipais específicas para o seu licenciamento. Importante lembrar que aqueles ambulantes que foram credenciados para trabalhar no período oficial do carnaval de Belo Horizonte de 2025 podem atuar somente para atendimento dos blocos de rua que compõe a programação oficial da festa, não sendo permitido a comercialização de produtos no interior ou no entorno de eventos. A banda Mole é um evento privado e não um bloco de rua. Os ambulantes, então, não podem comercializar produtos dentro desse evento”, disse.

Leia também: Ambulantes podem vender qualquer cerveja no Carnaval de BH? Entenda restrições

A Belotur, empresa de turismo de Belo Horizonte, informa que mais de 10 mil vendedores ambulantes estão cadastrados para atuar no pré e durante o Carnaval da cidade. Para o dia 22 de janeiro, estão previstos diversos blocos de rua nos quais os ambulantes credenciados poderão trabalhar e vender seus produtos de forma organizada.

Leia também

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.