Uma estrela inusitada está brilhando nas redes sociais: a macaca Olívia, um pequeno primata da espécie macaco-prego, que conquistou mais de 1,5 milhão de seguidores no TikTok e 1,2 milhão no Instagram. Seus vídeos, que mostram o cotidiano do animal com seus tutores na região noroeste de Belo Horizonte, têm viralizado e encantado internautas.
Alice Alves, bióloga que trabalha no zoológico de Belo Horizonte, tornou-se tutora de Olívia após a morte da antiga proprietária durante a pandemia. ‘Ela tinha muito mais animais, mas não dava para ficar com todos. O que deu para ficar, eu fiquei’, explica Alice.
Cuidados especiais e dedicação
Ter um macaco como animal de estimação, no entanto, não é uma tarefa simples. Alice ressalta a importância de compreender o comportamento desses animais: 'É um animal bem difícil, bem arteiro, bagunceiro e que desenvolve muitos problemas comportamentais se não for criado da maneira correta’.
Na residência de Alice, Olívia conta com um espaço amplo e telado, repleto de vegetação, permitindo que o animal exerça seus comportamentos naturais. ‘O ideal é que tenha espaço suficiente, galhos, árvores, para que eles possam exercer os comportamentos naturais deles’, afirma a bióloga.
De acaso a fenômeno da internet
A fama de Olívia nas redes sociais começou por acaso. Alice conta que decidiu fazer vídeos da macaca imitando as danças que sua filha fazia no TikTok. ‘Eu achava engraçado os áudios, as musiquinhas. Falei assim, eu vou fazer da Olívia, que macaco é um bicho muito engraçado’, relembra.
O sucesso foi imediato e inesperado. ‘De um dia para o outro, eu postei os vídeos e nem olhei mais. Aí minha filha falou assim: ‘Mãe, de ontem para hoje a Olívia ganhou mais de 5 mil seguidores’’, conta Alice, surpresa com a rápida popularidade.
Um respiro em meio às notícias pesadas
Andréa Carla de Oliveira Alves, enfermeira e também tutora de Olívia, destaca o impacto positivo que os vídeos têm tido: ‘Em um mundo com tantas notícias pesadas, assassinatos, crimes, roubos, fake news, acaba que os vídeos da Macaca Olívia estão trazendo um momento de respiro e alívio para muita gente’.
Alice complementa: ‘Seguimos enquanto dá, porque eu até respondo muitas mensagens de pessoas que falam que estão com depressão, que [Olívia] curou a depressão delas. Na proporção que o mundo está tomando hoje, de maldade, as pessoas querem se apoiar em alguma coisa. E acho que a Olívia está sendo um pouquinho, assim, talvez, de esperança, de bondade no mundo’.