O voo com com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na noite desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou alguns dos 111 passageiros que chegaram em Fortaleza nesta tarde.
Vários familiares e amigos aguardavam os passageiros no aeroporto, uma delas foi Rute Mesquita da Silva. O marido de Rute, natural de Governador Valadares, tentou entrar nos Estados Unidos há quatro meses mas ficou no centro de detenção.
O mineiro foi acompanhado de coiotes — pessoas ou grupos que ajudam migrantes a entrar ilegalmente no país norte-americano.
‘Ele foi pela questão econômica e política do país [Brasil]. Mas ele foi pego na travessia’, disse a esposa do deportado à Itatiaia.
‘Estou feliz que ele vai voltar para casa. Não deu certo, agora é recomeçar e torcer para que tudo dê certo para todo mundo que tá chegando’ disse.
Voo com deportados
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros nos Estados Unidos foi acompanhado por diplomata do Consulado-Geral em Houston.
Em Confins, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou o Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.
Este foi o segundo voo de deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro deste ano.