Moradores denunciam a morte de dois gatos em um condomínio no bairro São Pedro, localizado na regional de
A Itatiaia conversou com duas moradoras, que pediram para não serem identificadas. Elas relataram desentendimentos entre os vizinhos nos últimos dias e contaram sobre como o episódio repercutiu entre os condôminos.
A primeira entrevistada contou que um dos gatos mortos foi visto no teto de um carro na noite desse domingo (19). Os animais estavam saudáveis.
“Tem muita gente que mora aqui. Tem gente que ama os animais e tem gente que não. Acontece, às vezes, de um pet fazer um xixi no lugar errado ou na roda de um carro. Aí sempre tem alguém que comenta coisa ruim”, relata.
Ao sair para o trabalho, um morador encontrou a primeira vítima. Um gato branco, que seria de outra moradora, estava sem vida em um canteiro próximo à garagem. Momentos depois, um gato preto foi encontrado morto em outro ponto. Os dois estavam próximos ao muro.
“Eles estavam com todos os orifícios sangrando. Tinham a gengiva toda sangrando. Então, foram envenenados. Até porque não tem explicação: eu passei pelo gato ontem. O gato estava com saúde”, afirma a testemunha.
Moradores denunciam morte de gatos em condomínio em BH e suspeitam de envenenamento
Caso choca os vizinhos
O episódio assustou os moradores do condomínio e acendeu o alerta para outros tutores de pets.
“Os animais estavam ótimos ontem à noite e amanheceram mortos aqui. São animais que estavam aqui todos os dias. A branca tem tutor, mas não tive contato com ela aqui. Isso mexeu muito comigo, pois tenho pets, como outros proprietários aqui, e, se isso for um crime que fizeram por aqui, tem que ser investigado”, afirma outra moradora entrevistada pela Itatiaia.
Os condôminos acionaram a polícia. Foi registrado boletim de ocorrência e a
Procurada pela reportagem, a PCMG informou que apura o episódio. “Na ocasião, perícia oficial esteve presente coletando elementos que irão subsidiar a investigação”, afirmou a corporação por meio de nota.
“Triste a situação, como não se sabe o que pode ter ocorrido, é melhor ficarmos alerta com a segurança e apoio da polícia na região, que tem muitos animais, entre gatos e cachorros”, conclui a moradora.
A causa da morte dos pets ainda não foi confirmada. Nenhum suspeito foi apontado como autor do crime.
O que diz a lei?
A Itatiaia ouviu a advogada Daniela Recchioni, especialista em direito animal e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos animais da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil).
“Caso constatado envenenamento dos gatos, o autor pode ser denunciado pelo artigo 32, § 1º-A (incluído pela Lei Sansão) e § 2º, da Lei de crimes ambientais (Lei Federal 9.605/98). A pena prevista é de 02 a 05 anos, multa e proibição da guarda do animal, podendo ser aumentada de um sexto a um terço no caso de morte do animal”, afirma a advogada.