Ouvindo...

Prefeitura de BH reduz para 14 mil o número de ambulantes para o Carnaval de 2025

Lideranças dos ambulantes defendiam número ainda menor, em no máximo 10 mil; Em 2024 foram quase 21 mil vendedores credenciados

A Prefeitura de Belo Horizonte vai diminuir o número de vendedores ambulantes no Carnaval de 2025. A informação foi divulgada pela presidente da Belotur, Bárbara Menucci, em entrevista exclusiva à Itatiaia, nesta sexta-feira (10),

Menucci disse que o número máximo de vendedores será de 14 mil neste ano. Em carnavais passados não havia uma limitação e, em 2024, a capital mineira chegou a ter quase 21 mil vendedores credenciados para a folia.

“A gente tem sentado com a associação (de ambulantes), entendido o cenário... A gente pegou toda uma escuta que veio também da sociedade civil, dos foliões, blocos, que vieram para a gente através de e-mails, redes sociais, falando dessa questão do número de ambulantes. Aí a gente chegou no número de 14 mil ambulantes. A associação de ambulantes chegou a nos pedir 10 mil ambulantes, mas a gente falou que, para o tamanho do Carnaval de Belo Horizonte, precisamos chegar em um meio termo”, explicou.
Leia também

Segundo a presidente da Belotur, cerca de 5,5 milhões de pessoas transitaram por BH durante o Carnaval em 2024. Agora, a expectativa é que esse número chegue a mais de 6 milhões de pessoas. A empresa também espera uma movimentação financeira de mais de R$ 1 bilhão na cidade.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UNIÃO), reconheceu os problemas de 2024 e disse que o processo de cadastramento será mais organizado neste ano.

“Este ano vai ser diferente. A gente já tem uma preparação para evitar o tumulto que deu ano passado. A gente vai aprendendo também com o nosso Carnaval e temos que ter humildade para reconhecer os erros e corrigir. Então, este ano a gente vai ter uma forma diferenciada de trazer o ambulante para dentro do Carnaval”, afirmou.

Os detalhes do credenciamento serão divulgados no próximos dias. Vale lembrar que a festa acontece entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça) de março, mas o calendário oficial do Carnaval de Belo Horizonte vai de 15 de fevereiro a 9 de março, considerando o período de pré e pós-folia.

No final de 2024 o presidente da associação dos trabalhadores ambulantes de Belo Horizonte, Adjailson Severo, disse à Itatiaia que considera 14 mil o número máximo de ambulantes para o Carnaval.

Ele reclamou da folia em 2024, quando, segundo ele, vários vendedores ambulantes vieram de outras cidades, até de outros estados, prejudicando as vendas e aumentando a concorrência.

“2024 foi o pior carnaval para os ambulantes. Não podemos repetir os mesmos erros. Aquela desorganização de filas, de um número enorme de ambulantes. Eu mesmo presenciei vários ônibus vindo de outros estados, até mesmo gente se passando por ambulante para dar golpes nos foliões. Isso é muito triste. Estamos dialogando com a Belotur para que, neste ano, o número de ambulantes diminua para 14 mil”, disse na época.

Participe dos canais da Itatiaia:

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Leia mais