Ouvindo...

Prefeitura de BH reduz para 14 mil o número de ambulantes para o Carnaval de 2025

Lideranças dos ambulantes defendiam número ainda menor, em no máximo 10 mil; Em 2024 foram quase 21 mil vendedores credenciados

Blocos, foliões e associação de ambulantes reclamaram do grande número de vendedores no Carnaval 2024

A Prefeitura de Belo Horizonte vai diminuir o número de vendedores ambulantes no Carnaval de 2025. A informação foi divulgada pela presidente da Belotur, Bárbara Menucci, em entrevista exclusiva à Itatiaia, nesta sexta-feira (10),

Menucci disse que o número máximo de vendedores será de 14 mil neste ano. Em carnavais passados não havia uma limitação e, em 2024, a capital mineira chegou a ter quase 21 mil vendedores credenciados para a folia.

Leia também

Segundo a presidente da Belotur, cerca de 5,5 milhões de pessoas transitaram por BH durante o Carnaval em 2024. Agora, a expectativa é que esse número chegue a mais de 6 milhões de pessoas. A empresa também espera uma movimentação financeira de mais de R$ 1 bilhão na cidade.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UNIÃO), reconheceu os problemas de 2024 e disse que o processo de cadastramento será mais organizado neste ano.

Os detalhes do credenciamento serão divulgados no próximos dias. Vale lembrar que a festa acontece entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça) de março, mas o calendário oficial do Carnaval de Belo Horizonte vai de 15 de fevereiro a 9 de março, considerando o período de pré e pós-folia.

No final de 2024 o presidente da associação dos trabalhadores ambulantes de Belo Horizonte, Adjailson Severo, disse à Itatiaia que considera 14 mil o número máximo de ambulantes para o Carnaval.

Ele reclamou da folia em 2024, quando, segundo ele, vários vendedores ambulantes vieram de outras cidades, até de outros estados, prejudicando as vendas e aumentando a concorrência.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.