Ouvindo...

Tragédia no Vale do Mucuri: Governo de Minas ativa plano para grandes desastres após acidente; entenda

O acidente gravíssimo entre ônibus, caminhão e carro deixou ao menos 38 mortos na BR-116 na altura de Teófilo Otoni na manhã deste sábado (21)

Pneu do ônibus estourou e deixou o veículo em chamas

O Governo de Minas Gerais está mobilizado no atendimento às vítimas do acidente entre ônibus, caminhão e carro na BR-116 na altura de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, na manhã deste sábado (21).

Segundo o Instituto Médico Legal (IML) ao menos 37 pessoas morreram. Informações apuradas pela Itatiaia confirmam que mais uma vítima morreu no hospital, subindo para 38 mortos.

Alguns feridos do acidente devem ser encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) que ativou o Plano de Atendimento a Múltiplas vítimas.

‘O plano é aplicado em caso de grandes desastres, quando a equipe se prepara para receber um volume maior de pacientes ao mesmo tempo. Há vagas em situação de prontidão no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e no bloco cirúrgico da unidade’, explica em nota.

De acordo com a nota oficial do governo estadual, estão envolvidos na ação a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Leia também

As aeronaves do Gabinete Militar do Governador também estão à disposição em caso de necessidade de transporte de pacientes.

Por meio das redes sociais, o governador Romeu Zema ressaltou que as Forças de Segurança do estado trabalham sem interrupção para agilizar o atendimento no local, e prestou condolências.

“Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, disse o governador no X (antigo Twitter).

O acidente

O ônibus vinha de São Paulo com destino a Vitória da Conquista, na Bahia. Ele pegou fogo após a colisão na madrugada deste sábado (21), por volta de 3h.

Leia também:

Segundo informações dos Bombeiros, a causa do acidente foi que o pneu do ônibus estourou, o motorista perdeu o controle da direção e bateu contra uma carreta carregada com granito.

No entanto, testemunhas alegam que a causa do acidente foi que o bitrem da carreta teria se soltado e atingido o ônibus.

Ao todo são 48 vítimas envolvidas no acidente sendo 45 do ônibus e 3 do carro. Desse total, 9 pessoas foram encaminhadas para hospitais, sendo que duas morreram em atendimento.

A Itatiaia tenta contato com a Emtram, empresa responsável pelo ônibus.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde