Acontece na noite desta sexta-feira (29) o acendimento das luzes da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A ação faz parte da programação do Natal da Mineiridade de 2024.
O local ficará disponível para visitação dos dias 29 de novembro até 6 de janeiro de 2025. As luzes ficam acesas diariamente das 19h à meia-noite.
Algumas das atrações na Praça da Liberdade são um Papai Noel inflável de oito metros de altura e um show de drones, além da tradicional iluminação e decoração natalina.
Luzes de Natal são acesas na Praça da Liberdade, em BH, e encantam visitantes
— Itatiaia (@itatiaia) November 30, 2024
📹 Divulgação/ Cemig pic.twitter.com/YZxta78Gj0
Em entrevista à Itatiaia, Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo, afirmou que a expectativa é tornar “Minas Gerais ainda mais conhecido como destino de Natal”.
O destaque da programação é a inauguração do Palácio do Natal, novidade em 2024, que vai funcionar no Palácio da Liberdade. O secretário conta que a ideia veio após as crianças visitarem a praça e procurarem pelo Papai Noel, mas não encontrarem.
“Esse ano a gente resolveu transformar o Palácio da Liberdade no Palácio do Natal, especialmente dedicado à criançada com a Mamãe Noel, Papai Noel e, também no centro, o dono da festa, que é o menino Jesus”, conta.
O Palácio do Natal também terá a exposição de uma coleção com mais de cinco mil papais-noéis, reunidos em mais de 40 anos, e um presépio especial.
A reportagem conversou com Maria da Conceição Fidélis, que relata que estava passando pelo palácio enquanto voltava do trabalho e resolveu parar para apreciar as luzes. “Lindo demais”, diz ela.
Fernando, morador de Fortaleza (CE), conta que aproveitou a visita à capital mineira para turistar no acendimento das luzes e afirma que aproveitou a experiência.
“Não conhecia ainda e gostei muito. A gente conheceu também a região histórica de Ouro Preto e Mariana. E como são muitos locais, a gente vai ter que retornar para conhecer o restante”, afirma o turista.
Natal da Mineiridade 2024
O Natal da Mineiridade terá cerca de 800 eventos em 450 municípios mineiros. Estão na programação opções como cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança.
A ação é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio e parceria da Cemig.
Cris Kumaira, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, conta que o objetivo da campanha é “reforçar toda a mineiridade e trazer cada vez mais turistas neste período do ano”.