Um cano estourado no último sábado (2) tem causado dor de cabeça para moradores de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A população denuncia que uma “enxurrada de lama” se formou na esquina das ruas Cláudio e Lavras, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
A reportagem da Itatiaia conversou com Soeli Almeida Gonçalves, que mora na região. Ela conta que foi ajudar uma vizinha a conter o avanço da lama e teve a sua própria casa foi atingida.
A vizinha, que é mãe de três crianças, perdeu os móveis da casa. “A gente tem foto para você ver que é uma coisa muito absurda. É uma coisa horrorosa. E eles não tomam nenhuma providência. Inclusive, na casa da vizinha aqui do lado, que tem três crianças pequenas, perdeu os móveis. É muito triste”, denuncia Soeli.
A denunciante conta que o vazamento ocorreu por cerca de quatro horas. A Copasa foi ao local e interrompeu o fornecimento de água no cano. A enxurrada de lama cessou, mas as residências ficaram sem água.
O fornecimento só foi reestabelecido na tarde desta quarta-feira (6), quatro dias depois do incidente. Também foi colocada uma lona no endereço para conter, por ora, o deslizamento de terra.
Soeli afirma que a resolução do problema é dificultada pela falta de responsabilização das autoridades, que não investigam corretamente a origem do problema para resolvê-lo. Confira a resposta da Copasa e da Prefeitura de Sabará no final da matéria.
Problema recorrente
Soeli conta que essa não foi a primeira vez que o cano estoura e causa problemas para a população. Em 2022, um acidente semelhante provocou a queda do muro de arrimo e da parede da sala da casa da vizinha.
Na ocasião, ela conta que a Copasa alegou que o transtorno foi causado devido às chuvas.
Respostas das autoridades
A Prefeitura de Sabará também confirmou que a causa do transtorno foi o rompimento do cano da Copasa e disse que “não se sabe se há alguma instalação clandestina no local, o que deverá ser averiguado por perícia do órgão estadual”.
Em nota, a Copasa confirmou o rompimento do cano no local no último sábado (2) e afirmou que investiga as causas do incidente para resolver o problema. Confira a nota na íntegra:
“A Copasa informa que no sábado (02/11) um cano se rompeu na esquina da rua Cláudio com rua Lavras, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A Companhia enviou uma equipe ao local e reparou o vazamento do cano. Referente a este caso, a empresa reforça que está acompanhando de perto a situação e uma pré-perícia foi realizada na última segunda-feira (04/11) para verificar os danos causados aos imóveis afetados. Além disso, nesta quarta-feira (06/11) uma equipe da Companhia voltou ao local para complementar a pré-perícia. A empresa aguarda os resultados das análises para dar seguimento”.