Ouvindo...

Como está Bento Rodrigues nove anos depois do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana? Veja fotos

Distrito foi destruído pela passagem dos rejeitos de minério que saíram da barragem no dia 5 de novembro de 2015

Foi há nove anos. Às 16h20, a barragem de Fundão, em Mariana (MG), de propriedade da mineradora Samarco se rompeu e despejou cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no meio ambiente. O primeiro local atingido foi Bento Rodrigues, um distrito da cidade.

No total, 19 pessoas morreram por causa da tragédia e milhares sofreram com as consequências do maior desastre ambiental do país, que atingiu toda a bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

No dia 25 de outubro de 2024 foi assinada a Repactuação do Acordo de Mariana, que atualiza as condições de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem. No mesmo dia, o repórter Edson Costa foi ao local onde ficava Bento Rodrigues, hoje chamado popularmente de “Antigo Bento”, e registrou as imagens da galeria dessa reportagem.

Leia o relato dele:

O lugar é preenchido por um silêncio que só é interrompido pelo som dos animais que hoje tomam conta do antigo Bento Rodrigues. Apesar do vazio, ainda há algum movimento muito tímido, pois o trânsito de carros ligados às empresas que fazem as obras no novo Bento Rodrigues e à própria Samarco, ainda rodam pelo local, que tem esquema de segurança para garantir que não haja invasões. A entrada é controlada, e ainda há alguns antigos moradores que visitam suas antigas casas rotineiramente. As ruínas são impressionantes. Uma das casas, com dois pavimentos, tem uma marca vermelha de lama que chega às janelas do segundo andar. Casas bonitas, caprichosas, que ainda estão parcialmente enterradas na lama. Lama que, agora, já é terra seca, o mato cresceu, e a natureza vai abraçando o que já foi a história de alguém.
Edson Costa, repórter da Itatiaia
Leia também

Bento Rodrigues

O antigo Bento Rodrigues fica no distrito de Santa Rita Durão, que pertence a Mariana. De acordo com documento publicado em 2021 no portal da Fundação Cáritas o distrito tinha 612 moradores e cerca de 400 estavam no local no momento do rompimento da barragem.

Perguntada sobre a destinação do local, a Fundação Renova, responsável por realizar ações de reparação, informou que os dados devem ser solicitados à Samarco.

A Samarco informou que a região de Bento Rodrigues será alvo de tombamento municipal, o que foi definido no Acordo de Repactuação assinado em 25 de outubro, que ainda não foi homologado pelo STF. Haverá pagamento de indenizações pelo uso das propridades e áreas por meio de laudos atualizados e independentes.

Novo Bento Rodrigues

O Ministério Público de Minas Gerais divulgou, em 2020, que 211 famílias seriam reassentadas no novo Bento Rodrigues. Enquanto aguardavam o reassentamento, as famílias viveram em Mariana ou em outros distritos.

Só em 2023, mais de 7 anos depois dos desastres, as famílias receberam chaves das casas no Novo Bento - que ainda estava inacabado.

Em nota, a Fundação Renova informou que até o dia 11 de outubro de 2024 mais de 86% dos imóveis do Novo Bento Rodrigues foram construídos. Até agora, 156 imóveis dos 246 previstos já foram entregues aos novos moradores. Escola, estações de tratamento de água e esgoto, posto de saúde e posto de serviços já tiveram as obras finalizadas. De acordo com a Samarco, até setembro de 2024 já foram investidos R$38 bilhões, aplicados pela Fundação Renova. Veja, abaixo, imagens do local.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais