Foi há nove anos. Às 16h20, a barragem de Fundão, em Mariana (MG), de propriedade da mineradora Samarco se rompeu e despejou cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no meio ambiente. O primeiro local atingido foi Bento Rodrigues, um distrito da cidade.
No total, 19 pessoas morreram por causa da tragédia e milhares sofreram com as consequências do maior desastre ambiental do país, que atingiu toda a bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
No dia 25 de outubro de 2024 foi assinada a Repactuação do Acordo de Mariana, que atualiza as condições de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem. No mesmo dia, o repórter Edson Costa foi ao local onde ficava Bento Rodrigues, hoje chamado popularmente de “Antigo Bento”, e registrou as imagens da galeria dessa reportagem.
Leia o relato dele:
Bento Rodrigues
O antigo Bento Rodrigues fica no distrito de Santa Rita Durão, que pertence a Mariana. De acordo com documento publicado em 2021 no portal da Fundação Cáritas o distrito tinha 612 moradores e cerca de 400 estavam no local no momento do rompimento da barragem.
Perguntada sobre a destinação do local, a Fundação Renova, responsável por realizar ações de reparação, informou que os dados devem ser solicitados à Samarco.
A Samarco informou que a região de Bento Rodrigues será alvo de tombamento municipal, o que foi definido no Acordo de Repactuação assinado em 25 de outubro, que ainda não foi homologado pelo STF. Haverá pagamento de indenizações pelo uso das propridades e áreas por meio de laudos atualizados e independentes.
Novo Bento Rodrigues
O Ministério Público de Minas Gerais divulgou, em 2020, que 211 famílias seriam reassentadas no novo Bento Rodrigues. Enquanto aguardavam o reassentamento, as famílias viveram em Mariana ou em outros distritos.
Só em 2023, mais de 7 anos depois dos desastres, as famílias receberam chaves das casas no Novo Bento - que ainda estava inacabado.
Em nota, a Fundação Renova informou que até o dia 11 de outubro de 2024 mais de 86% dos imóveis do Novo Bento Rodrigues foram construídos. Até agora, 156 imóveis dos 246 previstos já foram entregues aos novos moradores. Escola, estações de tratamento de água e esgoto, posto de saúde e posto de serviços já tiveram as obras finalizadas. De acordo com a Samarco, até setembro de 2024 já foram investidos R$38 bilhões, aplicados pela Fundação Renova. Veja, abaixo, imagens do local.