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Construção de ramal ferroviário pode tirar 5 mil caminhões de minério da BR-381

Projeto de 26 km entre Mateus Leme e São Joaquim de Bicas visa reduzir acidentes e melhorar o fluxo na rodovia, conhecida por alto índice de mortes

Um novo projeto ferroviário promete trazer alívio para uma das rodovias mais perigosas de Minas Gerais. A construção de um ramal ferroviário na Região Metropolitana de Belo Horizonte pode retirar de circulação cerca de 5 mil caminhões de minério por dia da BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’.

O ramal, com 26 quilômetros de extensão, fará o trajeto entre Mateus Leme e São Joaquim de Bicas, conectando-se à linha principal da malha regional sudeste no caminho até o Rio de Janeiro para exportação de minério de ferro. O trecho em questão fica na região de Serra Azul, que registrou 400 mortes nos últimos três anos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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Impacto no transporte e na segurança

O ramal ferroviário Serra Azul, também conhecido como Shortline, tem previsão de transporte de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A iniciativa visa não apenas otimizar o transporte de carga, mas também reduzir significativamente o número de acidentes na rodovia.

Moradores da região e motoristas que utilizam frequentemente a BR-381 expressaram apoio à construção do ramal. Eles afirmam que a redução no fluxo de caminhões pode trazer mais segurança para o trecho, conhecido por sua periculosidade, especialmente em condições climáticas adversas.

Controvérsias e desafios legais

A decisão favorável à construção do ramal foi obtida pela Cedro Participações junto à ANTT. Eduardo Couto, vice-presidente jurídico e institucional do grupo, afirmou que a empresa fará um investimento bilionário na região.

No entanto, a MRS Logística, atual operadora da malha ferroviária na região, informou que acionou o Tribunal Regional Federal e conseguiu suspender a decisão da ANTT. A Cedro, por sua vez, argumenta que esta suspensão não tem efeito prático, uma vez que a decisão favorável já foi publicada no Diário Oficial da União.

A implementação do projeto promete não apenas melhorar a logística do transporte de minério, mas também impactar positivamente a segurança e a qualidade de vida dos moradores e usuários da BR-381. Contudo, os desafios legais e as disputas entre as empresas envolvidas podem atrasar a concretização dessa importante obra de infraestrutura para Minas Gerais.

Esta matéria foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e finalizada por um jornalista da Itatiaia.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.