Ouvindo...

‘Black Friday': quais são os produtos mais procurados?

Consumidores mineiros priorizam setor de joias para compras na Black Friday, com expectativa de aumento no volume de vendas em relação ao ano anterior

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo comércio e consumidores, está se aproximando. O evento, marcado por ofertas e preços significativamente reduzidos, movimenta bilhões de reais no país. Para este ano, a expectativa é de um volume de compras ainda maior em comparação com o ano anterior.

Minas Gerais destaca-se como o sexto estado com maior número de pessoas conectadas à internet, e o setor de joias emerge como o mais procurado pelos consumidores mineiros. Dados de uma agência especializada revelam que 55% dos consumidores planejam comprar por necessidade, enquanto 45,9% o farão por desejo.

Alertas ao consumidor

Paulo Goulart, advogado especialista em direito do consumidor, enfatiza a importância de os consumidores ficarem atentos para evitar golpes. 'É importante que você compre em sites confiáveis, de empresas renomadas, e verifique o link em que está comprando’, alerta Goulart.

O especialista também ressalta a importância de estar ciente dos direitos do consumidor: ‘Você tem que ter cuidado em relação ao tempo para poder desistir dessa compra. Se for uma compra online, você tem sete dias para desistir, não é porque é Black Friday que você não pode exercer esse direito que está previsto no Código de Defesa do Consumidor’.

Opiniões divididas

Nas ruas da capital mineira, as opiniões sobre a Black Friday se dividem. Sandra Regina de Alcântara, auxiliar administrativa de 66 anos, expressa ceticismo: ‘Eu não acredito muito porque no final do ano você fica empolgada, aí você tem que estar com o pé no chão. E hoje em dia, às vezes, a gente compra coisa que não tem nem necessidade’.

Por outro lado, Lucie Moreira, auxiliar de serviços gerais de 57 anos, alerta sobre possíveis estratégias de preço enganosas: ‘A gente faz o preço dos dias normais. Aí uma semana antes, eles colocam a diferença de cinco reais e depois põem um preço normal no dia. Pessoas que não estão lidando com o dia a dia do comércio caem no golpe’.

A Black Friday deste ano está programada para ocorrer na última sexta-feira do mês de novembro, prometendo movimentar o comércio e atrair consumidores em busca de oportunidades de compra.

Esta matéria foi produzida com auxílio de inteligência artificial e finalizada por um jornalista da Itatiaia

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.