Começa nesta quinta-feira (24) a 10º edição do Circuito Urbano de Arte (Cura) na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. O evento, que ocorrerá até o dia 3 de novembro, terá uma programação exclusivamente feminina com novos murais, sessões de slackline, djs e até brinquedo para criança. A organização do evento estima que o Cura atraia 20 mil pessoas todos os dias.
O destaque da vez vai para Clara Valente, reconhecida como pioneira no grafite há quase três décadas na capital, que irá colorir 1.928 m² do edifício Claro, que fica na rua Espírito Santo, 1.000, também no Centro da capital.
“Esta empena fica na sede do edifício da Claro. É um edifício icônico, histórico, que está ao lado da Imprensa Oficial. Esta será a maior empena pintada no Brasil e esse trabalho será feito por uma mulher”, disse Juliana Flores, uma das curadora e idealizadora do Cura. A nova obra entra para o ranking ao lado do painel “Deus é mãe”, que ilustra o edifício na rua Tupi, do artista paulista Robinho Santana.
Mural ‘Deus é mãe’ no Centro de BH
O edifício Leblon, na avenida Amazonas, 1054, ganhará novas formas partir do olhar de Liça Pataxoop, educadora e liderança da aldeia indígena Muã Mimatxi (Itapecerica, Minas Gerais). Já o edifício D'Ávila, na rua Guaranis, 590, será a tela em branco para Bahati Simoens desempenhar seu trabalho. Filha de pai belga e mãe congolesa, Bahati nasceu em Munanira e retrata as memórias e histórias de sua mãe sobre a vida no Congo em suas obras.
Atrações
Olhar para as comunidades é o tema da edição que comemora uma década. “No tema da comunidade, estamos discutindo o que as comunidades inventam juntas e como elas se fortalecem (enquanto coletivo). Decidimos falar das comunidades lideradas por mulheres e, por isso, o destaque especial para as mulheres e as crianças. Queremos falar desse ciclo da vida e como que uma comunidade forte e afetiva respeita e cuida de todos da infância até a velhice”, disse.
Foi pensando nessa perspectiva que uma instalação brincante foi concebida pela arquiteta Bel Brant para ocupar a Praça Raul Soares. Com o nome de ‘Brincacidade’, a obra é composta por oito portais inspirados no desenho da praça e nos eixos das avenidas que a cortam. Com quatro totens interativos, promete trazer a experiência de um espaço público onde é possível interagir de forma segura e acolhedora. A criançada também poderá aproveitar os carrinhos de pipoca e algodão-doce.
Para os adultos, o Cura contará com muita música boa com DJs mulheres. “Teremos aqueles slackline no alto dos prédios. Além de ser uma atração interessantíssima de ver, fica o convite para olhar para o céu, olhar para o alto e apreciar a cidade sobre outra perspectiva”, disse Juliana. Confira abaixo a programação completa
quinta-feira (24) | 18h às 22h
- Exibição do filme ‘Pele’ com sessão comentada por Marcos Pimentel e Binho Barreto
- Exposição da instalação ‘Brincacidade’
sexta-feira (25) | 18h às 22h
- Cine Botas — exibição de filmes e debate
- Exposição da instalação ‘Brincacidade’
sábado (26) | 14h às 20h
- Slackline (Highline Urbano) e DJs:
- Manu Grossi (14h às 17h)
- Pat Manoese (17h às 20h)
domingo (27) | 14h às 20h
- Slackline (Highline Urbano) e DJs:
- Bebela (14h às 17h)
- Naroca (17h às 20h)
quinta-feira (31) | 18h às 22h
- DJs:
- Jambruna (18h às 20h)
- Black Josie (20h às 22h)
sexta-feira (1º) | 18h às 22h
- DJs:
- Bruna Castro (18h às 20h)
- Fê Linz (20h às 22h)
sábado (2) | 14h às 20h
- Slackline (Highline Urbano) e DJs:
- Carol Blois (14h às 17h)
- Camis (17h às 20h)
Encerramento – domingo (3) | 14h às 20h
- Slackline (Highline Urbano) e DJs:
- Sandri (14h às 17h)
- Kingdom (17h às 20h)
* sujeita a alteração em caso de chuva.
O que é o Cura?
Criado em 2017, o Cura já realizou oito edições com 26 murais em empenas. Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni, o Cura também presenteou BH com o primeiro e, até então, único Mirante de Arte Urbana do mundo, na Rua Sapucaí.