Nesta quarta-feira (16) o dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva rápida e isolada. Na capital mineira, a temperatura mínima foi de 16,6 °C e a máxima prevista é de 31 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 30%, à tarde, segundo a Defesa Civil Municipal.
Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas mantêm o tempo instável em parte de Minas Gerais. A circulação atmosférica mantém condições favoráveis a pancadas de chuva, principalmente, nas regiões Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste e Sul/Sudoeste. No restante do estado, variação de nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas.
O que esperar nas próximas semanas?
Segundo o Climatempo, com a combinação desses fenômenos climáticos, as chuvas devem se intensificar nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil, especialmente nas áreas que enfrentaram seca prolongada, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A presença da MJO e o pico do GLAAM indicam que essas chuvas podem durar mais tempo e ser mais intensas do que o esperado.
Além disso, ventos mais rápidos estarão presentes, o que pode favorecer a circulação atmosférica e ajudar a formar mais sistemas de baixa pressão, aumentando as chances de chuvas volumosas.
“Nós não esperamos volumes significativos de chuvas para esses próximos três dias. Na realidade, podem acontecer pancadas isoladas em razão da umidade e do calor. Esperamos, sim, aumento de nebulosidade que podem causar instabilidade a partir de quinta-feira (17), mas não são volumes significativos que possam causar transtorno”, destacou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital mineira, coronel Valdir Figueiredo em entrevista ao vivo na 1ª edição do Jornal da Itatiaia, nesta segunda-feira (14).
O coronel ressalta ainda que a previsão do tempo é monitorada permanente e pode sofrer mudança, mas reforçou que a previsão atual não indica chuva forte na capital mineira. “Acompanhamos essas evoluções do clima e não esperamos, até no próximo início de semana, pancadas e chuvas muito fortes. Mas é preciso acompanhar o que está acontecendo”, destacou.