Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em setembro devem fazer a prova de vida até a próxima segunda-feira (30). Cerca de 37% dos beneficiários ainda não realizaram procedimento.
Segundo dados da prefeitura da capital, dos 1.585 nascidos neste mês que recebem o benefício, 583 ainda estão com situação pendente.
Após o prazo, que termina na próxima segunda (30), um processo para suspensão do salário é iniciado para quem não fez a prova de vida.
Outros 372 aposentados e pensionistas, que fizeram aniversário entre janeiro e agosto, não realizaram o procedimento e estão com o pagamento bloqueado ou em processo de cancelamento.
O salário só pode ser retomado após a efetivação da prova de vida, seguindo o tempo de fechamento da folha de pagamento.
Como realizar prova de vida?
A prova de vida pode ser feita pela internet, sem necessidade de deslocamento. Para isso, o beneficiário deve possuir cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) e conta com o login gov.br.
O atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco é uma segunda opção e pode ser realizado no serviço de autoatendimento.
Vale ressaltar que o procedimento é obrigatório e deve ser feito todos os anos, sempre no mês do aniversário do beneficiário. O objetivo é coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Confira passo a passo no site:
- Acesse o aplicativo gov.br no celular (você deve possuir login e senha);
- Clique em “Prova de Vida” (se ela estiver pendente, constará um aviso);
- Em seguida, clique em “Autorizar”;
- Faça o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado;
- Pronto! Na tela de autorização, o status da sua prova de vida mudará para autorizado.