Localizado na Rua da Bahia, no Centro de Belo Horizonte, o Edifício Maletta é um ponto muito conhecido pelos mineiros e que entrou em obras na última semana. Em poucos dias, a clássica entrada gradada e os canteiros de plantas foram demolidos para uma ‘renovação’ não autorizada pela Prefeitura de Belo Horizonte - o que levou o órgão multar o responsável pelo imóvel e embargar os planos da administração do condomínio.
Leia mais:
Apartamento no Maletta, no Centro de BH, pega fogo e mobiliza bombeiros Uma cidade dentro da outra: edifício Maletta foi hotel e ponto de encontro de artistas ‘Festival Vem pro Maletta': evento une cultura e gastronomia este fim de semana; confira programação
Conforme a PBH, a obra foi impedida por uma equipe da fiscalização de controle urbanístico e ambiental que realizou uma vistoria no local nesta terça-feira (24). “O projeto de reforma em curso no Edifício Maletta não passou pelos órgãos de proteção do patrimônio”, afirma a prefeitura em nota.
A situação é irregular e a destruição da das estruturas não poderiam ter sido realizadas por que Edifício Maletta faz parte do Conjunto Urbano protegido Rua da Bahia e Adjacências. Por isso, qualquer intervenção deve ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) e pela Diretoria de Patrimônio Cultural (DIPC).
A Itatiaia procurou o síndico do edifício, Amauri Batista, mas conforme a portaria do local ele não estaria disponível.