Ouvindo...

Corpo de Bombeiros combate incêndios em nove unidades de conservação de Minas; veja quais

Militares tentam apagar o fogo com a ajuda de brigadistas, policiais militares, viaturas e aeronaves

Nove unidades de conservação de Minas Gerais estão em chamas nesta terça-feira (3). Militares do Corpo de Bombeiros foram enviados aos parques estaduais para combater o fogo, com o auxílio de brigadistas, policiais militares, viaturas e aeronaves.

Os bombeiros atuam nas unidades de conservação:

  • Parque Estadual do Itacolomi - em Ouro Preto, na região Central de Minas;
  • Parque Estadual Serra do Brigadeiro - em Araponga, na Zona da Mata Mineira;
  • Parque Estadual Serra do Cabral - em Buenópolis, no Norte de Minas;
  • Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato - em Sete Lagoas, na região Central de Minas;
  • Área de Proteção Ambiental Alto do Mucuri - em Poté, no Vale do Mucuri;
  • Parque Estadual do Pau Furado - em Uberlândia, no Triângulo Mineiro;
  • Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Machado - em Poço Fundo, no Sul de Minas;
  • Área de Proteção Ambiental Seminário Menor de Mariana - em Mariana, na região Central de Minas;
  • Área de Proteção Ambiental Estadual Cochá e Gibão - em Bonito de Minas, no Norte de Minas.
Leia também

No Parque Estadual do Itacolomi, os bombeiros atuam pelo segundo dia consecutivo. A operação de combate ao incêndio contou com nove bombeiros, seis policiais militares, 13 brigadistas, seis viaturas e uma aeronave de apoio.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, os militares também atuam pelo segundo dia seguido. Nesta terça, eles realizaram o combate à linha de incêndio na região do Pico Matipó Grande, além de avaliação e confirmação de um possível foco na região de Tromba Danta. Nesta operação atuam 17 bombeiros, sete policias militares, um brigadistas/voluntários, quatro viaturas e uma aeronave de combate.

No Parque Estadual Serra do Cabral, houve o combate a fogo nas regiões do Carrasco da Raposa e João Correia. Os militares informaram que o fogo estava localizado em áreas de difícil acesso. Atuaram no local, quatro bombeiros, sete brigadistas e duas viaturas.

No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, os bombeiros já atuam pelo segundo dia consecutivo. “Local muito íngreme e foi monitorado devido as chamas muito altas, ⁠em outras áreas da gruta não foi constatado nenhum outro foco de incêndio, somente o incêndio do paredão. Devido o local difícil de realizar o combate e o terreno colocar em risco a integridade física da guarnição. Foi feito contato com a equipe da GCIF de amanhã para dar continuidade aos trabalhos”, informou a corporação.

Na Área de Proteção Ambiental Alto do Mucuri, os bombeiros também seguem para o segundo dia de combate ao fogo. Na tarde dessa segunda-feira (2), foi detectado um incêndio dentro da unidade de preservação, em um local chamado de Córrego do Plácido. Uma equipe de oito brigadistas foi até o local e iniciou o combate ao incêndio, mas não foi possível continuar durante a noite. A equipe, com o apoio de quatro bombeiros e três viaturas, voltou ao local nesta manhã.

No Parque Estadual do Pau Furado, também foi o segundo dia de operações de combate ao fogo. O incêndio atingiu um condomínio de chácaras, cercado por área de pasto de fazendas. No decorrer do dia os brigadistas retornaram par o parque ficando apenas os militares no local. Os fazendeiros foram orientados quanto a chance de propagação para o pasto. Dois bombeiros e três brigadistas atuam no local.

Na Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Machado, os bombeiros iniciaram o segundo dia de operações nesta terça-feira. Trata-se de um incêndio em uma pastagem e plantação de eucalipto em propriedade particular. Três bombeiros e uma viatura foi enviada ao local.

Na Área de Proteção Ambiental Seminário Menor de Mariana, os bombeiros já atuam pelo terceiro dia consecutivo. Nesta terça, os militares combateram focos de incêndio da Mata da Cartucha e Padre Viegas. Eles também realizaram o combate ao fogo no Sítio do Seminário Menor. Quatro bombeiros, três agentes da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, quatro do Sociedade dos Amigos do Sertão do Una, quatro do Habitat e dois policias militares atuaram na ocorrência.

Na Área de Proteção Ambiental Estadual Cochá e Gibão foi registrado um incêndio dentro do Parque Nacional Sertão Veredas. O incêndio acontece desde segunda-feira (2) no território baiano e passou para Minas Gerais nesta terça.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.