A Defesa Civil emitiu um novo alerta para a possibilidade de pancadas de chuva entre 30 e 50 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até as 8h desta quinta-feira (11), em Belo Horizonte.
Um mapa divulgado pelo órgão mostra a estimativa de chuva para as próximas 24 horas, indicando as regionais que devem registrar os maiores volumes. Quanto mais intenso o tom de vermelho, maior a quantidade prevista. Noroeste, Centro-Sul, Oeste, Barreiro e parte das regionais Leste e Pampulha podem registrar maiores acumulados nas próximas horas. Veja abaixo
6h47-Nesta quarta-feira (10), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17,7 °C, a máxima estimada é de 26 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 80% à tarde. pic.twitter.com/Af9aypFCYW
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 10, 2025
Em 10 dias, duas regionais de Belo Horizonte já ultrapassaram metade do volume de chuva esperado para todo o mês. Os maiores acumulados foram registrados na Centro-Sul, com 184,1 mm (54,3%), e na Nordeste, com 181,0 mm (53,4%). Em seguida aparecem Leste, com 140,8 mm (41,5%), e Norte, com 137,8 mm (40,6%). A média prevista para dezembro é de 339,1 mm.
Os acumulados estão ligados à influência do ciclone que atua no litoral brasileiro, cuja borda alcança Minas Gerais, incluindo, Belo Horizonte. “Entre a noite de terça (9) e a tarde de quarta (10) deve ser o período com maior chance de chuvas fortes”, afirmou Lucas Oliver, professor de Geografia e cientista do clima, em entrevista concedida ontem.
Confira as recomendações
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Fonte: Defesa Civil de BH