Ouvindo...

Focos de queimadas disparam 70% em Minas Gerais durante agosto

Do início do mês até a sexta (23), foram mais de 1,7 mil registros pelo Inpe

Incêndio consome vegetação na Serra do Cipó, em Minas Gerais

Minas Gerais registra uma disparada no número de focos de incêndio neste mês de agosto. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do início do mês até esta sexta-feira (23), foram 1.774 focos de queimadas no estado.

Se compararmos com o mesmo período do ano passado, há um aumento de 70% nos incêndios em áreas de vegetação de Minas Gerais. Entre 1º e 23 de agosto de 2023 foram 1.029 focos de queimadas em vegetações.

Para este sábado (24), os alertas estão ligados para a região do Triângulo Mineiro. Serviços de meteorologia apontam que há condições climáticas que favorecem a propagação do fogo, com o tempo seco, quente e ventos intensos que contribuem para um cenário de extremo perigo na região.

As unidades de conservação do estado estão sendo monitoradas em meio ao tempo seco e o risco de incêndios.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.