Shows, cinema, exposições e gastronomia. A 9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte está marcada para este sábado (23). O evento ocorrerá das 18h do sábado (24) até 19h do domingo (25), e contará com mais de 250 atrações.
Entre eles Lagum, Lenine e Marcos Suzano, Adriana Araújo, Ricardo Aleixo, MC Marechal, MC Laranjinha, Dudu do Cavaco, Nath Rodrigues, entre outros artistas e festas locais. Serão sete palcos e três espaços para o público curtir as mais diversas atrações culturais.
Parque Municipal
O Palco Fecomércio vai receber o show de Lenine e Marcos Suzano, com seu álbum ‘Olho de Peixe’, e a apresentação da artista afro-indígena Héloa, que se junta ao grupo Sabuká Kariri-Xocó, ao som de maracas, vozes e tambores. Héloa tem produções com Margareth Menezes e Carlinhos Brown.
No Palco Chico Nunes, Ricardo Aleixo estreia com sua nova performance, que será apresentada em Nova York em breve. No Espaço Patins, o educador musical Flávio Cravo comanda uma programação especial para as crianças.
O evento também vai homenagear o cineasta mineiro, Guilherme Fiúza, que morreu em 2024. Serão exibidas duas grandes obras do artista: a animação brasileira ‘Chef Jack – O cozinheiro aventureiro’, de 2023 e o longa-metragem ‘O Menino no Espelho’, de 2014.
Praças
Uma novidade deste ano é a inclusão da Praça Raul Soares na programação. O local vai ser ocupado pelo samba e carnaval de Belo Horizonte, com apresentações de grandes nomes do samba mineiro, entre eles Adriana Araújo, Fernando Bento, Toninho Geraes e Dudu do Cavaco.
Na Praça Rui Barbosa (da estação), o destaque vai para a banda Lagum, que vira a madrugada com o público. Marcelo Tofani, fundador da banda Rosa Neon, também se apresentará no local, com músicas inéditas. Quem também sobe no Palco Vivo é o indicado ao Grammy Latino, MC Laranjinha, do funk.
A Praça Sete contará com intervenções de Rafael Cançado, o Homem Gaiola, arquiteto e artista que mescla arte e tecnologia em suas obras de projeções e mapping. Além disso, o coração de BH traz diferentes estilos e festas, como o Forró Sound System, promovido por DJ Naty e DJ Fred Boi, o bloco de carnaval Sambô São Salvador, com o samba, e a Trembase e a Festa @bsurda, com pop e indie.
Viradão gastronômico
Uma outra novidade desta edição do evento é o retorno do ‘Viradão Gastronômico’, com um roteiro de 25 bares e restaurantes com pratos e preços especiais.
A Virada Cultural de Belo Horizonte é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Instituto Joãoo Ayres e conta com o apoio do SESC, CNC, Fecomércio-MG, Sindicatos Empresariais e Senac.
Informações
9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte – 2024
Data: 24 de agosto, 18h, a 25 de agosto, 19h.
*com informações de André Viana