Ouvindo...

Apagão cibernético: aeroporto de Confins detalha impactos na manhã desta sexta-feira (19)

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam voos

Aeroporto de Confins

Uma falha de escala global em sistemas de TI afetou atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações e também transporte nesta sexta-feira (19). Companhias aéreas internacionais e empresas ferroviárias confirmaram problemas de operação.

A assessoria de imprensa da BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, informou que o sistema de operação do terminal, na região metropolitana de Belo Horizonte, não foi afetado. Segundo ela, não houve cancelamento de voo até às 8h da manhã desta sexta-feira.

O Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, também não sofre intercorrências.

Atrasos, por outro lado, dependem das companhias aéreas e podem acontecer como consequência dos problemas decorrentes do apagão cibernéticos pelo restante do mundo.

Papel e caneta

A mineira Gabriela Garcia, profissional de marketing que está em São Paulo a trabalho, tentou antecipar um voo na manhã desta sexta (19), no aeroporto de Congonhas, e testemunhou consequências do apagão cibernético.

“Cheguei lá antes das 6 horas, para entrar no voo de 7h55. Quando eu cheguei na área de atendimento da Azul, um funcionário me disse que desde as quatro da manhã estão com apagão completo, serviço todo fora do ar”, conta. “Ele falou que não havia nada que pudesse fazer para me ajudar, que eu precisaria resolver qualquer problema pelo call center”, continua, acrescentando que o call center não está dando conta da demanda.

Ao chegar ao portão de embarque, para verificar se haveria vaga no voo, ela conta que outra funcionária mostrou papel e caneta e disse: “A gente não vai fazer nenhuma alteração; estou controlando os passageiros na caneta, então, não há chance de fazer antecipação nem nada do tipo”.

A mineira diz que não identificou atrasos em voos, mas indisponibilidades de serviços como este, comuns em situações normais de um aeroporto.

O que dizem as empresas

A TAP confirmou a falha de serviço informático de nível global. “Uma falha de serviços informáticos ao nível global alheia à TAP, tem afetado alguns aeroportos; voos pelo mundo. A TAP alerta os seus cientes para eventuais consequências desta situação no tráfego a aeroportos”, informou em nota.

A Azul informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. “A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia”, disse.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a GOL e a LATAM e aguarda um posicionamento.

Atrasos pelo mundo

Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

No Brasil, usuários identificaram problemas em sistemas bancários.

Leia também

O que causou o problema mundial?

O problema que provocou um apagão cibernético mundial foi “identificado”. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (...) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista há 15 anos, com experiência em impresso, online, rádio e assessoria de comunicação