Nesta quinta-feira (20), o outono se despede com características típicas da estação em Minas Gerais e Às 17h51 o inverno se inicia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ele se encerra em 22 de setembro.
O outono de 2024 foi marcado pela atuação de contínuos bloqueios atmosféricos, que mantiveram as máximas elevadas no Centro-Sul e impediram o avanço de frentes frias pelo interior do país. De acordo com a Climatempo, a estação ainda teve muita influência do fenômeno El Niño.
Em Belo Horizonte, o dia deve ser de céu claro a parcialmente nublado, com sensação de frio ao amanhecer e à noite, e tempo seco à tarde. A temperatura mínima foi 14,3 °C, a máxima estimada é 28 °C e a umidade relativa mínima de 30%.
Na região Oeste, próximo ao Cercadinho, a temperatura mínima foi 15,7 °C, com sensação térmica de 8,7 °C, às 6h. Já na Pampulha, a temperatura mínima foi 14,3 °C, com sensação térmica de 15,7 °C, às 6h.
Temperaturas acima da média e pouca chuva; veja como será o inverno em 2024
Como deve ser o inverno
As temperaturas devem ficar acima da média na maior parte do inverno, mas ondas de frio devem acontecer, algumas bem amplas.
Em Minas Gerais, o inverno mantém características semelhantes ao outono, ou seja, predomínio de céu claro, grande amplitude térmica diurna (manhãs frias e tardes com temperaturas mais elevadas), chuvas escassas e baixos índices de umidade (abaixo de 30%) à tarde.
Durante os episódios frios se torna recorrente a formação de geada na região serrana do sul de Minas. Os meses de inverno representam o período mais seco do ano, fato que favorece para a piora na qualidade do ar, assim como, para a propagação de incêndios e queimadas.
Previsão para o inverno/2024
O fenômeno El Niño se encerrou no mês de maio, portanto, prevalece um padrão de neutralidade na faixa equatorial do Oceano Pacífico. Entretanto, persiste a previsão de temperaturas acima da média para o trimestre julho a setembro em Minas Gerais. O que significa menor recorrência de massas de ar frio chegando na região. Nesta época do ano é normal não chover na Região Sudeste do país.