Ouvindo...

Cruzeirense de ‘carteirinha’, Lucas Vilarinho, diagnosticado com câncer, faz campanha para doação de medula

Diagnosticado com câncer em 2019, Lucas já teve três recidivas da doença e precisa de medula óssea com urgência

A família de Lucas Vilarinho, de 33 anos, iniciou uma campanha nesta semana para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. Isso, porque o jovem vem tratando o quadro de Linfoma não Hodgkin desde dezembro de 2019, quando foi diagnosticado com a doença.

A primeira internação de Lucas aconteceu no mesmo mês do diagnóstico e, na época, ele passou por tratamentos quimioterápicos. No fim de 2020, o jovem foi considerado curado. Mesmo com os resultados positivos, Lucas continuou os tratamentos de manutenção no Hospital Onconclínicas, uma das referências em tratamentos oncológicos de Belo Horizonte.

Contudo, em setembro de 2021, o jovem teve a primeira recidiva e precisou, novamente, passar por tratamentos contra o câncer. Como parte dos procedimentos, em 2023, Lucas passou por um transplante de médula autólogo, com células da própria medula. O tratamento deu certo e ele ficou saudável até janeiro deste ano, quando ele teve a terceira recidiva.

Leia também

Desde então o jovem aguarda por um transplante de médula óssea urgente. Dessa vez, ele precisa de um doador que precisa ser 100% compatível com ele.

Cruzeirense de carteirinha, Lucas é filho de Nivia e Ítalo Vilarinhos e irmão de Bubu. Formado em Engenharia de Controle Automação, o jovem também estudou Educação Física, mas teve que trancar quando a doença voltou pela segunda vez. O grande sonho de Lucas é ser comentarista esportivo.

Ajude o Lucas e seja um doador voluntário

Para se tornar um doador de medula voluntário é preciso ir ao Hemocentro mais próximo, em Belo Horizonte, é a Fundação Hemominas. No local, será realizado um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e a coleta de uma amostra de sangue para tipagem HLA, que analisa os genes do voluntário.

O que é necessário?

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade).
  • Um documento de identificação oficial com foto.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. Clique e veja a lista

Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento