Ouvindo...

Concurso de Bombeiros MG: quais as novidades desta edição?

Critérios de escolaridade e de ampla concorrência têm alterações neste ano

Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) publicou editais para o novo concurso da corporação. Com o início das inscrições previsto para o próximo mês, o processo de seleção possui algumas novidades em comparação a edições passadas.

As principais alterações dizem respeito aos critérios de escolaridade e de ampla concorrência. Confira abaixo.

Escolaridade

Para o concurso do CFO 2025, há exigência da titulação de nível superior de escolaridade, nas modalidades de bacharelado ou licenciatura. Não há restrição de curso para participação no processo de seleção.

Por sua vez, para o CFSd 2025, exige-se a titulação de nível superior de escolaridade, nas modalidades bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequencial.

Leia também

Para o CFSd Esp (mecânicos, desenvolvedor e técnico em telecomunicações), os candidatos devem possuir curso de nível superior em qualquer área e o curso técnico na área da especialidade a qual concorre.

Para o cargo de músico, os candidatos devem possuir apenas curso de nível superior em qualquer área.

Finalmente, para o EPOSau, interessados devem ter curso de graduação relacionado à categoria profissional para qual concorrem. Além disso, é necessário possuir inscrição ativa da categoria Enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem ou na categoria de Psicologia no Conselho Regional de Psicologia da respectiva unidade federativa vinculada.

Ampla concorrência

Outra novidade é a ampla concorrência em todos os três concursos, ou seja, não haverá delimitação para as vagas femininas. Contudo, as provas físicas permanecem com tabelas diferenciadas para homens e mulheres.

* Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia