Ouvindo...

Times

Influenciador mineiro com quase 500 mil seguidores é preso por promover rifas nas redes sociais

Eric Trem Bala é investigado por exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal; suspeito foi detido em Santa Luzia, na Grande BH

Um influenciador digital, de 33 anos, foi preso temporariamente por promover rifas nas redes sociais. O suspeito foi detido pela Polícia Civil de Minas Gerais, em uma residência de luxo localizada em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O investigado trata-se de Eric Trem Bala, que soma quase 500 mil seguidores no Instagram, onde compartilha uma vida de luxo. Os valores das rifas vendidas pelo influenciador são muito baixos, a partir de R$ 0,10, porém ele disponibilizava mais de 10 milhões de números, rendendo um valor bruto milionário.

Leia também

O mandado de prisão foi cumprido nesta quinta-feira (16) na operação ‘Cota Premiada’ desencadeada pelo Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Santa Luzia.

Na casa de luxo do influenciador foram apreendidos 11 veículos, cujos valores somam aproximadamente R$ 4 milhões. Entre eles, estão oito automóveis de luxo, uma motocicleta, uma moto aquática e uma carreta.

Segundo a PCMG, o suspeito é investigado por exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), a polícia explicou como funciona o sistema das rifas.

‘Durante as investigações, constatamos que as rifas eram realizadas através de números da loteria federal, só que o sistema que fazia a distribuição dos números a quem comprava era dele. Então há suspeita que é ele conseguia manipular totalmente o sistema’, disse o delegado Magno Machado.

Além de caminhões e carros de luxo, o influenciador também sorteava valores em dinheiro e as pessoas contempladas, segundo a investigação, eram próximas ou tinham alguma ligação com o suspeito.

‘Estamos investigando essas pessoas e ligações, para verificar se essas pessoas são partícipes do crime e se estão dentro de uma associação criminosa. Acreditamos piamente que haja uma manipulação na distribuição desses números’, afirmou o delegado.

Eric Trem Bala foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais