Ouvindo...

A ‘invasão’ dos Enzo: a saga de um nome quase desconhecido que se tornou o mais escolhido do Brasil

Durante 60 anos, apenas mil garotos foram batizados como Enzo no Brasil; na última década, no entanto, nasceram até 20 mil Enzos por ano

Enzo Ferrari criou a equipe italiana; nome se popularizou no Brasil depois do nascimento de Enzo Raia Celulari

O que o criador da Ferrari e a atriz Claudia Raia têm em comum? Em uma parceria improvável, eles podem ter contribuído para uma das maiores modas entre crianças brasileiras nos últimos quinze anos: a escolha do nome Enzo para registrar os filhos.

O IBGE comprova o que pode ser visto em escolas e parquinhos pelo Brasil: entre as décadas de 1930 de 1980, foram registrados somente 1.199 garotos com o nome Enzo em todo o país.

Em 15 de abril de 1997 nasce o primeiro filho do casal de atores Claudia Raia e Edson Celulari, que recebe o nome de Enzo Motta Raia Celulari. O nome começa a se espalhar e fecha os anos 1990 timidamente, mas já com o dobro de registros, com mais 2.088 garotos batizados assim. O salto vem em seguida: na primeira década dos anos 2000, segundo o IBGE, já eram 44.056 os brasileiros registrados como Enzo.

O filho da professora Bruna Martins Raposo nasceu em agosto de 2012. A escolha recairia sobre um nome italiano, e Enzo venceu as outras opções, Lucca e Filipo, “em homenagem ao Enzo Ferrari”, criador da equipe de corridas. E a referência deu certo, já que o garoto “ama corridas”, nas palavras da mãe. Enzo Ferrari foi um mecânico italiano que se apaixonou pelo automobilismo. Ele foi piloto da Alfa Romeo e criou a Ferrari em 1925 para ser uma equipe de corridas.

“Na época em que ele nasceu, muitas pessoas estranharam, já que conhecíamos apenas o filho da Cláudia Raia. Realmente não foi um nome que familiares e amigos curtiram de primeira. Depois, virou febre”, explica. A professora comprova isso na prática. “Hoje, ele tem alguns colegas com o mesmo nome, e como professora tenho uns cinco Enzos nas minhas turmas. É o ano em que mais tenho alunos com este nome”, garante.

Leia também

Já Sibelly Souza Lopes, de 30 anos, tem um Enzo de 10 anos. O nome dele é motivado por uma história de superação. A recepcionista estava grávida quando o irmão sofreu um acidente de moto e foi internado no pronto-socorro do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. “Certo dia, fui visitá-lo, e contei que estava esperando uma criança, mas ainda nem sabia o sexo. Ele disse: irmã, se eu te pedir uma coisa você faz? Se for menino, coloca Enzo!”, revela.

Ela estranhou o pedido e o questionou sobre o motivo. “É que hoje aqui no hospital estava ouvindo no rádio sobre Enzo, eu fui pesquisar o significado e achei bonito, mexeu muito comigo’. Aí eu decidi colocar por conta do meu irmão”, explica.

O significado

No livro ‘Diga-me como se chama e te direi o porquê’, o escritor Enzo Caffarelli busca as origens de nomes comuns na Itália.

Ele aponta que Enzo é a forma abreviada de Vincenzo, que tem origem no latim ‘Vincentius’, que significa ‘o vencedor’.

O autor também mostra como Enzo corresponde a Heinz em alemão, que por sua vez é uma abreviação de Heinrich - portanto, de Enrico e Henrique.

“Vincenzo contém o espírito de conquista que era típica de Roma antiga, então herdada pelos cristãos dos primeiros séculos”, anima-se o escritor.

Ele lembra que nos anos 2000 os Enzos invadiram não só o Brasil, mas também a França. Caffarelli não aponta o motivo, mas não seria de estranhar que a influência venha de Enzo Zidane, filho do jogador francês campeão do mundo em cima do Brasil em 1998, que hoje faz sucesso nas redes sociais.

Moda e filmes

Mas por que o nome passou a ser um dos mais escolhidos repente? Bruna lembra que “o nome se popularizou devido àquela brincadeira de Enzo e Valentina, né? Até no meu Carnaval meus amigos se fantasiavam de Enzo e Valentina. Então penso que foi uma moda mesmo. Embora eu ache o nome lindo!”, afirma.

Adam Driver viveu Enzo Ferrari no cinema

E ainda teve o filme ‘Meu Amigo Enzo’, de 2019, com Amanda Seyfried e Milo Ventimiglia, em que um piloto adota um golden retriever e decide chamá-lo de Enzo em lembrança ao criador da Ferrari. Recentemente, em 2023, a história do próprio empresário italiano ganhou as telas em “Ferrari”. No filme, Adam Driver interpreta Enzo Ferrari em um momento crucial em que a empresa precisa superar as dívidas e vencer corridas para se tornar a maior referência em automobilismo da história.

Outro fato sobre os anos 1990: a década marcou uma era de cinco títulos de Michael Schumacher com a Ferrari, a equipe italiana fundada pelo então mecânico Enzo Ferrari após a Segunda Guerra, que se tornou a marca de carros mais desejada do mundo. Obras de arte motorizadas, de cor vermelha vibrante e logomarca de um cavalo selvagem, que agradam onze a cada dez apaixonados por automobilismo.

Filme ‘The art of racing in the rain’ foi na traduzido no Brasil como ‘Meu Amigo Enzo’

Mas a ‘revolução’ nos cartórios e playgrounds ainda estaria por ser observada na década seguinte: Enzo, que até então caminhava solitário e longe da lista de nomes mais lembrados pelos pais, ganha a companhia de Gabriel. E Enzo Gabriel se torna o nome mais registrado em meninos no Brasil em 2017, 2018 e 2019, conforme o portal da transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.

O recorde acontece em 2018, quando nascem 18.156 Enzo Gabriel e outros 4.310 Enzo, ou 22.466 meninos no total. Em 2020, Enzo Gabriel é o segundo nome mais escolhido e, em 2021, o terceiro. Já em 2022, o nome Enzo deixa a lista dos 50 nomes mais registrados em cartórios brasileiros após cinco anos.

Não parece o fim de uma era, no entanto: em 2023, Lorenzo é o 17º nome mais escolhido e Enzo Gabriel fica em 21º lugar, com 8.029 registros, entre os preferidos por mamães e papais brasileiros na hora de registrar o filho.


Participe dos canais da Itatiaia:

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo