Estão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (10) pela Arquidiocese de BH.
“A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, informa aos fiéis, turistas, peregrinos e toda sociedade, com muito pesar, que as unidades de seu conjunto arquitetônico no ponto mais alto da Serra da Piedade serão fechadas no próximo final de semana (Estação da Piedade, Restaurante, Cafeteria, Casa de Hospedagem, Cripta São José, Basílica Estadual das Romarias e a Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade)”, explicou a entidade.
Segundo a Arquidiocese, após
Foi citado também que “a ausência de controle levou à depredação do conjunto arquitetônico e a congestionamentos. Muitas pessoas, com seus veículos, percorreram e estacionaram em áreas de preservação, oferecendo riscos à fauna e à flora, e ainda se submetendo a perigos, considerando as muitas rochas nas proximidades”.
Por fim, a entidade reafirmou a presença de “raras espécies de animais e plantas, além de bens histórico-culturais, tombados pela União, pelo Estado e pelo Município” no local, e defendeu a preservação do Santuário como patrimônio.